Técnico de 38 anos chega aos 100 jogos no principal escalão esta sexta-feira, no duelo entre os vila-condenses e o Famalicão. É o segundo treinador há mais tempo ao comando de uma equipa da Liga, apenas atrás de Rúben Amorim
Esta sexta-feira marca o arranque da oitava jornada da Liga, com o Rio Ave a receber o Famalicão, no Estádio dos Arcos, a partir das 20.15 horas. Uma partida especial para Luís Freire, técnico do emblema de Vila do Conde, que atinge a marca dos 100 jogos no principal escalão do futebol português.
Na terceira época a comandar os destinos dos rio-avistas na Liga, depois de ter alcançado a subida do segundo escalão em 2021/22, o treinador de 38 anos tem já um vasto percurso no futebol nacional, tendo começado nas divisões inferiores, com passagens por clubes como Ericeirense, Pêro Pinheiro e Mafra.
A estreia na liderança de um clube na elite do futebol luso aconteceu em 2020/21, quando orientou o Nacional, depois da subida no ano anterior pelos madeirenses. Após a saída dos insulares, há mais de três anos, ingressou no Rio Ave e de lá não mais saiu.
Freire, que chegou a Vila do Conde em julho de 2021 é, aliás, o segundo treinador há mais tempo ao comando de uma equipa da Liga, apenas atrás de Rúben Amorim no Sporting. O técnico dos leões foi apresentado em março de 2020 pelo emblema de Alvalade.
De resto, entre os 18 treinadores principais do campeonato, só Carlos Carvalhal (252) e o próprio Rúben Amorim (163) têm mais jogos no primeiro escalão do que o técnico natural da Ericeira (99).
Nos 99 encontros no campeonato, Luís Freire amealhou 105 pontos, com um registo de 23 vitórias, 36 empates e 40 derrotas (101 golos marcados e 128 sofridos).
No que concerne ao panorama do Rio Ave, Freire é já o segundo treinador com mais jogos na história do emblema de Vila do Conde (125), sendo apenas superado por Carlos Brito (365).
Nesta altura, refira-se, o técnico tem sido alvo de alguma contestação por parte dos adeptos vila-condenses, fruto dos maus resultados no início da época. O treinador viu lenços brancos na bancada após o desaire expressivo com o SC Braga (0-4), na ronda transata.
Rio Ave com dores de crescimento fruto de uma profunda remodelação no plantel; começo de calendário difícil dos vila-condenses no campeonato; contestação de adeptos em Braga sem eco nos responsáveis do clube
O Rio Ave ocupa a 12.ª posição do campeonato, com sete pontos em sete jornadas. Recorde-se que a formação de Vila do Conde já defrontou Sporting (1-3), FC Porto (0-2) e SC Braga (0-4), todos fora de casa. Depois da receção ao Famalicão, está marcada a visita ao Estádio da Luz, para medir forças com o Benfica.