Rio Ave: Freire tenta primeira vitória fora
Depois de um ciclo de resultados francamente maus, com sete derrotas e dois empates em jogos oficiais, nos últimos três desafios o Rio Ave alcançou uma certa estabilidade ao vencer o Boavista, na 10.ª jornada da Liga, empatando os dois encontros seguintes com Gil Vicente e Estrela da Amadora, ambos a uma bola. Não sendo ainda o clique que Luís Freire pretende, é uma base sustentada para os vila-condenses procurarem o primeiro triunfo fora na Liga, algo que não conseguiram nas últimas cinco saídas.
Registam, nesse domínio, dois apenas dois empates contra o Casa Pia e Gil Vicente. Aliás, juntando todas as competições, Taça de Portugal e Taça da Liga, são sete os jogos sem ganhar fora, ou seja, todos este temporada. Em julho, o Arouca eliminou o Rio Ave da Taça da Liga, mas há essa curiosidade de no campeonato o Rio Ave estar invicto há seis jogos seguidos contra a turma da serra da Freita – cinco vitórias e um empate. A última derrota dos vila-condenses contra o Arouca para a Liga aconteceu fora, a 22 fevereiro de 2015, por 1-0, golo do argentino Agustín Vuletich.
Em tese, e apesar de se tratar de uma deslocação sempre sensível, os vila-condenses têm no Arouca o adversário ideal para prolongar o ciclo sem desaires e tentar, pela primeira vez, vencer fora de casa esta época, dando um impulso na classificação do campeonato. Ukra, ainda desenvolver treino à parte do grupo, é baixa.