Real Madrid empata no Bernabéu e deixa o Girona isolado na liderança
Joselu não evitou descida do Espanhol na época passada e foi cedido ao Real Madrid (Foto: IMAGO)

Real Madrid empata no Bernabéu e deixa o Girona isolado na liderança

INTERNACIONAL05.11.202322:07

Com um jogo pouco criativo, os ‘merengues’ cederam um empate em sua casa e veem o Girona isolar-se no 1º lugar. Rayo faz história ao chegar às 8 jornadas consecutivas sem perder

O Rayo Vallecano conseguiu alcançar um empate na casa do Real Madrid, graças ao seu processo defensivo bem trabalhado e à incapacidade do Real Madrid em criar situações de perigo. Os blancos permitem assim que o Girona se isole na liderança da La Liga e ainda veem o Barcelona aproximar-se na classificação.

O Real Madrid dominou o jogo, trocando a bola de forma controlada, mas deixou-se adormecer na coesão defensiva do Rayo Vallecano. 

Os blancos ainda conseguiram criar jogadas perigosas – Joselu proporciou a defesa da noite a Dimitrievski (38’) –, mas a pouco e pouco ficou cada vez mais dependente de rasgos individuais de jogadores como Vinícius e Rodrygo (que só entrou na 2.ª parte). 

Bellingham, que se queixou do ombro no início do jogo, esteve sempre presente em jogo, mas não criou muito perigo. 

Rodrygo ainda deu algum fulgor ao ataque do Real, mas quando a defesa do Rayo permitia um remate, Dimitrievski defendia sempre com segurança. 

O Real permite assim que o Girona fique isolado no topo da La Liga, estando agora a 2 pontos da equipa catalã. Já o Rayo fez história porque, pela primeira vez, chegou às 8 jornadas consecutivas sem perder para o campeonato. A equipa está no 9.º lugar com 18 pontos.

Recorde as incidências da partida:

Final: Real Madrid 0-0 Rayo Vallecano

Pela primeira vez na época o Real não vence um jogo em casa. Falta de inspiração impediu a equipa de conseguir a vitória e fica assim no 2.º lugar. O Rayo fez um jogo muito consistente do ponto de vista defensivo.

90+3' - Rodrygo assusta de calcanhar! Remate do brasileiro foi surpreendente, mas Dimitrievski estava atento e defendeu. 

90' - Vão jogar-se 7 minutos de compensção. 

85' - O Real já joga mais com o coração do que com a cabeça e é o Rayo que até consegue trocar bem a bola. 

75' - No Rayo Vallecano entram Bebé e Falcao para os lugares de Raúl de Tomás e Álvaro García. 

74' - Vinícius vê o cartão amarelo por protestos. 

72' - Entra Toni Kroos e sai Fran García. 

71' - Quase marca Rodrygo! Boa jogada na direita, com Carvajal a passar para Rodrygo, que se desmarcou na área e rematou cruzado, rente ao poste da baliza do Rayo. 

70' - Primeira substituição no Real Madrid, com a saída de Modric e a entrada de Rodrygo. 

66' - Golo anulado a Vinícius, por fora-de-jogo de Joselu na jogada. 

64' - Andrei Ratiu ganhou num sprint a Vinícius. Um contra-ataque ameaçador do Real Madrid foi travado por Ratiu, que foi mais rápido do que Vinícius e cortou a bola. 

63' - O jogo está a ficar mais parado. O Real Madrid não aproveitou o seu melhor momento no jogo. 

60' - Dupla substituição no Rayo Vallecano: saem Ismaila Ciss e Unai López, entram Kike Pérez e Óscar Trejo. 

55' - Ameaça o Rayo Vallecano, a sair bem no contra-ataque, responde de imediato o Real Madrid, com um cabeceamento perigoso de Joselu.

Com 4 remates, Joselu é o mais rematador do jogo (IMAGO)

47' - Cruzamento venenoso de Modric não encontra destinatário. O croata faz um passe de trivela, mas Vinícius não consegue encostar à boca da baliza. O brasileiro choca depois com Dimitrievski e o guarda-redes fica com queixas no chão. 

Começa a 2ª parte!

Os jogadores regressam ao relvado.

Intervalo: Real Madrid 0-0 Rayo Vallecano

Sempre por cima da partida, o Real lamenta o facto de ainda não ter marcado. Joselu e Valverde tiveram as melhores oportunidades, mas em ambos os casos o guardião do Rayo, Dimitrievski, fez duas grandes defesas.

45' - Amarelo para Andrei Ratiu, por falta sobre Vinícius. 

Que defesa de Dimitrievski

38' - Vinícius cruza para Joselu, que remata com força, mas o guardião da Macedónia do Norte teve uma excelente intervenção.

35' - O jogo é cada vez mais do Real Madrid, que obriga o Rayo Vallecano a refugiar-se na sua área defensiva. 

Mesmo sem marcar, Bellingham vai sendo dos melhores do Real Madrid (IMAGO)

31' - Fran García remata com perigo. Bellingham fez um excelente passe para a desmarcação de Fran García, que apareceu bem na área, mas não conseguiu marcar à sua antiga equipa. 

26' - Quase marca Joselu! Num canto batido por Modric, Joselu cabeceou com perigo, mas ao lado. Nota para o facto de o avançado espanhol, nas 5 vezes em que foi titular esta época, ter marcado. 

20' - O Real acerca-se da área do Rayo e todas as jogadas ofensivas passam por Bellingham, sempre muito imprevisível nos seus movimentos e sendo, por isso, difícil para a defesa o marcar. 

15' - Primeiro remate do Rayo Vallecano, com Álvaro García a atirar ao lado. Real volta a errar na construção de jogo. 

13' - Não terá passado de um susto: Bellingham volta a entrar em jogo. 

10' - Bellingham está caído no chão. O inglês está muito queixoso do ombro esquerdo, após cair quando tentava controlar a bola com o peito. Rodrygo já se prepara para aquecer.

Desperdiça Valverde

6' - O Rayo perdeu a bola em zona proibida mas Valverde, desmarcado na grande área, permitiu uma grande defesa de Dimitrievski. 

5' - O Rayo entra bem em jogo, mesmo não controlando a bola, mantém o Real Madrid afastado da sua baliza, criando problemas à construção de jogo dos blancos

Começa a partida!

Pela primeira vez na época, Arda Guller está no banco do Real Madrid, após ter recuperado da lesão que sofreu durante a pré-época. O turco de 18 anos chegou a Madrid vindo do Fenerbahçe, no último verão, por 20 milhões de euros.

Histórico de confrontos 

O Real tem uma larga vantagem em relação ao seu rival da capital, com 32 vitórias e apenas 7 derrotas em 42 jogos contra o Rayo Vallecano. No entanto, na época passada, o Rayo ganhou aos blancos por 3-2 no seu estádio. A última vez que o Real perdeu em casa com este adversário foi em 1996, por 1-2, uma derrota que fez com que o técnico do Real, Jorge Valdano, fosse despedido. 

Os jogadores já estão a realizar o aquecimento dentro de campo. 

O Real Madrid vem de uma vitória importante da jornada anterior, quando venceu o El Clásico na casa do Barcelona (1-2), graças a um bis de Bellingham. Os merengues estão no 2.º lugar com 28 pontos, a 3 do surpreendente Girona, que tem um jogo a mais. 

O Rayo Vallecano chega a este jogo sem ter perdido nenhum dos último nove desafios que disputou para todas as competições, alcançando 4 vitória e 5 empates neste período. A última derrota foi frente ao Betis, na 4.ª jornada da La Liga (1-0). A equipa está no 9.º lugar com 17 pontos.

Bellingham em alta: O jovem inglês tem tido um ínicio de época de sonho no Real Madrid: são 13 golos marcados em 13 jogos. Para além disso, na última segunda-feira, o jogador de 20 anos venceu o Prémio Kopa, entregue pela France Football ao melhor jogador sub-21 do mundo. 

Caras conhecidas no Rayo Vallecano: O ex-Benfica Raúl de Tomás é titular pelo Rayo, ele que ainda não marcou esta época no campeonato. No banco da equipa estão ainda Bebé, que passou por Benfica, Paços de Ferreira, Rio Ave, Vitória SC e Estrela da Amadora e marcou dois golos na jornada passada, e Radamel Falcao, que passou pelo FC Porto entre 2009 e 2011 com muito sucesso.

Já há onzes!

Real Madrid: Kepa; Carvajal, Rudiger, Alaba, Fran García: Valverde, Camavinga, Modric, Bellingham; Vinícius Júnior, Joselu.

Rayo Vallecano: Dimitrievski; Andrei Ratiu, Abdul Mumin, Lejeune, Alfonso Espino; Valentín, Palazón, Ciss, Unai López, Álvaro García; Raúlde Tomás.

Boa noite. Real Madrid e Rayo Vallecano encontram-se no Estádio Santiago Bernabéu pela 12ª jornada da La Liga. Confira abaixo a classificação do campeonato. 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer