No duelo da capital espanhola, Brahim Díaz substituiu o lesionado Vinícius Júnior e fez o golo da vitória… que só não ocorreu devido a um erro crasso dos ‘merengues’ em cima do apito final
O Atlético Madrid resgatou um ponto aos 90+3’ graças a um cabeceamento feliz de Marcos Llorente, que anulou o golo (e a bela exibição) de Brahim Díaz, que tomara o lugar de Vinícius Júnior no onze inicial depois de o brasileiro contrair uma lesão no aquecimento. As equipas madrilenas continuam separadas por 10 pontos na La Liga e o Real Madrid perdeu a oportunidade de ficar com mais quatro pontos do que o Girona, clube que visitará na próxima jornada.
A equipa de Carlo Ancelotti entrou pressionante, assumiu o risco e controlou a bola. O Atlético respondeu bem, aguentou a pressão e conseguiu soltar-se no ataque, tendo Morata sido o primeiro a rematar com perigo, testando os reflexos de Lunin.
E até foi um pouco contra a corrente do jogo que o Real marcou. Brahim Díaz, que só conquistara a titularidade a poucos minutos do início do jogo, apareceu bem na área e aproveitou dois ressaltos fortuitos para apontar o seu sétimo golo da temporada.
De alguma forma a bola arranjou sempre forma de passar 🤷♂️ Brahim Diaz
O golo sofrido afetou o ânimo dos colchoneros, que perderam capacidade de trocar a bola e não conseguiram aproveitar a lacuna defensiva dos blancos – com Rudiger, Militão e Alaba lesionados e Tchouaméni suspenso, Carvajal atuou a central pelo lado direito. E esteve à altura do desafio, com um desempenho sempre seguro e atento.
Após o intervalo, a turma de Diego Simeone tentou ser uma equipa de cara lavada e partiu com tudo para cima do Real, chegando inclusive ao golo, com Savic a responder na perfeição a um canto batido por Griezmann. Contudo, o lance foi anulado por fora de jogo de Saul Niguez que, julgou o VAR, estorvou a ação de Lunin.
Antes de sair de campo, Brahim Díaz voltou a dar espetáculo numa jogada em que fez um túnel a Hermoso, deixou Witsel para trás e só falhou o golo por fazer um remate ao lado da baliza de Oblak.
Ainda assim, os merengues eram donos e senhores do jogo. Foram a equipa mais rematadora e incisiva e, com o aproximar do apito final, tinham as operações controladas... ou assim parecia.
Isto porque num lance aparentemente inofensivo, Depay cacebeou a bola na área, esta subiu muito e, como que caída do céu, encontrou a cabeça de Marcos Llorente, que aproveitou uma má abordagem de Nacho ao lance para empatar o jogo (90+3')
O Atlético mantém assim a distância de 10 pontos para o Real (que tem 58) e quebrou a série de seis vitórias consecutivas na liga do rival. Já a equipa de Ancelotti fica assim com mais dois pontos do que o Girona, cujo reduto, recorde-se, visitirá na próxima jornada.
Recorde as incidências da partida:
Termina o jogo: Real Madrid 1-1 Atlético de Madrid
Balde de água fria no Bernabéu, com Llorente a fazer um golo quase caído do céu no penúltimo minuto de descontos. Real deixou dois pontos fugirem por entre os dedos.
LLORENTE EMPATA EM CIMA DO GONGO
90+3' - Já com o ataque baseado em cruzamentos, Depay cabeceia a bola na área, Nacho fica aos papéis e permite que Llorente cabeceie à vontade para o fundo das redes.
Estão 76.762 espectadores no Santiago Bernabéu.
76' - Griezmann de calcanhar! Ferland Mendy perdeu a bola, Ángel Correa invadiu a área e passou para o avançado francês, mas Lunin saiu a tempo da baliza para defender o remate.
70' - Que jogada de Brahim Díaz! O rápido avançado fez um túnel a Hermoso, deixou Witsel para trás mas acabou por rematar ao lado da baliza. Deu depois o lugar a Joselu e foi aplaudido por todo o Santiago Bernabéu.
66' - Contra-ataque rapidíssimo do Real termina com remate forte de Rodrygo, mas Oblak impediu o golo com uma intervenção segura.
61' - Entram Samuel Lino e Depay no Atlético.O ex-Gil Vicente tem seis golos e cinco assistências esta época e o avançado neerlandês marcou nos últimos três jogos. Saíram Morata e Saul Niguez.
54' - O Real não quer apanhar outro susto e parte em busca do 2-0. Toni Kroos faz um bom remate de primeira, mas à figura de Oblak.
Golo anulado ao Atlético
48'- Pontapé de canto batido de forma primorosa por Griezmann encontra a cabeça de Savic, que faz o empate. Os jogadores celebram, mas o VAR anula a jogada por fora de jogo de Saul Niguez, que estava em fora de jogo no momento do remate e perturbou a ação de Lunin.
Começa a 2.ª parte.
Substituição no Atlético ao intervalo: Entra Nahuel Molina para o lugar de Rodrigo Riquelme.
Intervalo: Real Madrid 1-0 Atlético de Madrid
Jogo muito bem conseguido por parte do Real, que anula as forças do Atlético ao não dar espaços a Morata nem a Griezmann e a confundir as marcações defensivas com trocas posicionais constantes. Se o encontro terminar assim, os 'colchoneros' ficarão a 13 pontos do rival.
42' - Bom contra-ataque do Real, com Valverde a lançar Rodrygo, o brasileiro estica em Brahim que devolve a bola com um passe de calcanhar, mas Koke acaba com a jogada de perigo.
35' - Belo jogo de Dani Carvajal até ao momento. O habitual lateral do Real está a ocupar a posição de central pelo lado direito e vai correspondendo na perfeição com tudo o que lhe é pedido. Rudiger, Alaba e Militão estão lesionado, e Tchouaméni está suspenso.
32' - O Atlético está com muitas dificuldades. Foi-se abaixo animicamente e permite que o Real jogue a seu bel-prazer.
27' - As trocas posicionais de Díaz, Bellingham e Rodrygo confudem o trio de centrais do Atlético, que não perdem qualquer referência de marcação e veem o adversário a rematar muito nesta fase inicial do encontro.
23' - QUE DEFESA DE LUNIN. Cruzamento venenoso de Riquelme e Witsel cabeceou para uma intervenção fabulosa do ucraniano.
GOLO DE BRAHIM DÍAZ!
20' - Jogada de insistência do Real e, após dois ressaltos fortuitos, o substituto de Vinícius Júnior na partida fica na cara de Oblak e não perdoa. É o sétimo golo do espanhol na época.
De alguma forma a bola arranjou sempre forma de passar 🤷♂️ Brahim Diaz
19' - O Atlético conseguiu aguentar a pressão e também trocar a bola no meio-campo adversário. Riquelme e Llorente dão o máximo de largura possível à equipa, procurando abrir espaços na defesa madridista.
10' - O Real controla a bola, pressiona o Atlético e Bellingham já vai espalhando magia em campo.
VINÍCIUS JÚNIOR É BAIXA DE ÚLTIMA HORA NO REAL MADRID
O brasileiro contraiu uma lesão no aquecimento e será substituído no onze inicial por Brahim Díaz. Isto apesar de Joselu ter ficado em campo depois de o resto da equipa ter recolhido aos balneários.
Ojito que se van los jugadores del Real Madrid al túnel de vestuarios... y Joselu se ha quedado sobre el césped para seguir calentando.
❌️ Vinicius se ha retirado del césped y el delantero español ocupará su lugar pic.twitter.com/XruxRxnrXf
Jogar fora de casa tem sido um problema para o Atlético, que perdeu quatro dos últimos cinco jogos que realizou fora de casa (contra Barcelona, Girona, Athletic Bilbao e Las Palmas, ganhando apenas ao Granada). Na verdade, todas as cinco derrotas que o clube tem na La Liga ocorreram na condição de visitante.
Em contrapartida, no Santiago Bernabéu o Real Madrid tem sido praticamente implacável, ganhando nove de 10 jogos e empatando o outro (nulo com o Rayo Vallecano). Mas também ainda não jogou com nenhum dos atuais cinco primeiros classificados em casa.
Na noite deste domingo, às 20 horas, tem início o quarto grande duelo da temporada entre rivais da capital espanhola; ‘colchoneros’ venceram dois; ‘merengues’, imbatíveis com todos os outros adversários em 2023/2024, ganharam apenas um
Boa noite. Pode acompanhar aqui o duelo entre Real Madrid e Atlético Madrid, um jogo sempre repleto de paixões e importante para as aspirações de ambas as equipas na La Liga. O Real pode ganhar folga na liderança e o Atleti pode ter a última oportunidade de, em caso de triunfo, ainda sonhar com o título.