Rayo Vallecano-Barcelona: um olho no topo, outro no FC Porto
Foto IMAGO/NurPhoto
Foto: IMAGO

Antevisão Rayo Vallecano-Barcelona: um olho no topo, outro no FC Porto

INTERNACIONAL25.11.202307:45

Catalães procuram continuar a perseguição ao primeiro lugar, ocupado pelo Girona, sem perder de vista o encontro frente aos dragões, já na próxima terça-feira

O Rayo Vallecano recebe o Barcelona na 14.ª jornada da liga espanhola.

O emblema da casa leva um início de campeonato bastante interessante. Antes da derrota frente ao Girona na passada jornada, o Rayo vinha de uma série de nove encontros sem perder na competição. Dessa série, ainda que marcada por seis empates, destacam-se as igualdades frente a conjuntos como o Real Madrid, a Real Sociedad, o Sevilha ou o Villarreal, estando estes dois últimos, teoricamente mais fortes, em posições inferiores na tabela. 

O conjunto liderado por Francisco Rodríguez privilegia um estilo mais direto do que o do seu antecessor, Iraola. Esta postura tem valido boas prestações ao conjunto do Bairro de Vallecas, em Madrid, e os números podem ser enganadores: não fosse o desaire frente ao Atlético de Madrid, que o Rayo perdeu por 7-0, apenas o Real Madrid teria uma defesa menos batida do que a do Rayo.

Para esta partida, a equipa não poderá contar com uma das suas principais figuras e, até agora, o melhor marcador. Álvaro García, que marcou o golo na derrota por 2-1 frente ao Girona, viu o seu quinto amarelo no campeonato esta época e está, por isso, suspenso. O espanhol já leva quatro golos e uma assistência no campeonato e é baixa de peso para Francisco Rodríguez.

O Barcelona, por seu turno, continua a tentar alcançar o topo do campeonato, do qual está a uma distância de quatro pontos. 

Esta pausa para compromissos internacionais revelou-se catastrófica para Xavi Hernández. Para além de ter Stegen, que teve de abandonar o estágio da Alemanha por problemas lombares, o destaque maior vai, obviamente, para a lesão gravíssima de Gavi, ao serviço de Espanha. O jovem médio fez uma rotura do ligamento cruzado anterior, danificou o menisco e, por isso, deu a sua temporada como concluída. Nem tudo são más notícias: após dois meses, Frenkie de Jong está de volta à competição e deve, para já, ser suplente, para recuperar, aos poucos, o ritmo de jogo.

João Cancelo e João Félix atravessam fases distintas ao serviço do conjunto blaugrana. O lateral continua a ser uma peça fulcral no sistema de Xavi, sobretudo pelo pendor ofensivo que consegue adicionar a uma equipa que tem, como marca, um futebol atacante, apoiado e de posse. Por seu turno, Félix não atravessa o melhor momento. Apesar do seu início fulgorante, o avançado português não marca há 11 jogos consecutivos. Mas falando em golos, há que destacar o regresso de Lewandowski. Após seis partidas sem faturar, a maior seca do avançado em mais de dez anos, o polaco fez os dois golos da vitória dos catalães frente ao Alavés, na jornada passada. 

O jogo, disputado no Estádio de Vallecas, em Madrid, é este sábado, pelas 13 horas (hora de Portugal Continental). Três dias depois, os catalães vão receber o FC Porto, para a 5.ª jornada da Liga dos Campeões, estando em causa o primeiro lugar do Grupo H.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer