História A BOLA Rafael Nel, de dispensado do Benfica a aposta de Amorim
Avançado é o 20.º jovem da formação com estreia na equipa principal. A BOLA revela as qualidades que convenceram o técnico leonino: polivalência, espírito combativo e humildade
E vão... 20. Rafael Nel é a mais recente aposta da formação dos leões. Uma estreia inesperada, logo numa prova europeia, mas que Rúben Amorim já tinha em mente há algum tempo. O nome, desconhecido mesmo para o mais atento, entrou agora no scout do adepto leonino. Mas afinal... quem é este jovem avançado que Rúben Amorim decidiu chamar face à ausência de Paulinho? Esta a questão que A BOLA foi tentar responder após aqueles curtos seis minutos em Berna, na Suíça, que tiraram este jovem avançado de 18 anos do anonimato.
Primeiro ponto: não foi com a camisola dos leões que os sonhos de Rafael Nel ganharam forma. Foi, curiosamente, com as cores do rival Benfica. Um caminho sinuoso, de muitos obstáculos, marcado por uma dispensa após oito temporadas na formação das águias. Seguiu-se uma curta passagem pelo Belenenses — coroada com 14 golos em 23 jogos — para chamar a atenção do Sporting que o contratou em 2020 para os sub-16. E a partir daqui foi sempre a subir. A subir os escalões num ápice e a assinar o primeiro contrato profissional em 2022.
Pois então, feita esta introdução, quais foram as qualidades que despertaram a atenção de Amorim? Desde logo a sua polivalência. Rafael Nel entrou em Alcochete como um extremo, veloz, com capacidade técnica acima da média, mas nos últimos anos ganhou rotinas como um avançado de referência, bom jogo aéreo, com sentido de baliza. Mais eficaz a marcar do que a... assistir.
E foi essa polivalência, muito apreciada no sistema de Amorim, que o catapultou para a equipa principal. Aliada a um espírito combativo, físico — muito à imagem de Paulinho — que convenceram o técnico após algumas aparições nos trabalhos da equipa principal. Ele que, convém lembrar, iniciou a temporada passada como terceira opção da equipa, atrás de Rodrigo Ribeiro e... Chermiti, uma dupla que já nem mora em Alvalade.
Após um início de época positivo (5 golos em 18 jogos nos bês) eis que surgiu a oportunidade para se mostrar e... entrar na lista dos 20 jogadores lançados por Amorim oriundos da formação. Muitos não vingaram, mas outros, como Eduardo Quaresma, Bragança ou Inácio, permanecem e são peças importantes na equipa A. Esse será o próximo objetivo do avançado.
Renovação no final da época
Face ao rendimento apresentado esta temporada, tendo contrato até 2025, Rafael Nel é um nome em quem os responsáveis leoninos depositam esperança. Razão pela qual, de resto, se encontra na lista para uma renovação de contrato que deverá acontecer nos próximos meses. Até lá, sobretudo enquanto Paulinho se encontra na lista de indisponíveis, é provável que Rafael Nel continue a entrar no lote de opções para o ataque. Foi assim na Suíça e poderá ser em Moreira de Cónegos já na segunda-feira.