Rafa Soares sobre Bacci: «Podem esperar um futebol atrativo»
Cristiano Bacci com o presidente do Boavista Fary Faye (FOTO: BOAVISTA FC)

Rafa Soares sobre Bacci: «Podem esperar um futebol atrativo»

NACIONAL25.06.202411:32

Lateral-esquerdo do PAOK elogia escolha do Boavista; «tem uma liderança com personalidade e caráter», aponta; garante que vai ser difícil defrontar os axadrezados

Rafa Soares, 29 anos, trabalhou com Cristiano Bacci quando o agora treinador do Boavista era adjunto de Razvan Lucescu nos gregos do PAOK. O lateral-esquerdo, que entra na terceira temporada ao serviço do emblema de Salónica – 21 jogos, dois golos e duas assistências em 2023/24 – não hesita em elogiar a escolha dos axadrezados.

Rafa Soares joga no PAOK, onde se cruzou com Bacci

«Trabalhei com o mister durante uma temporada e percebi que era peça fundamental na equipa técnica e no grupo. Além de rigoroso e detalhista, entende muito bem todos os momentos do jogo, o que é crucial para um treinador no futebol atual», comenta o jogador formado no FC Porto, e que ao longo da carreira passou pela Académica e Rio Ave, cedido pelos dragões, Fulham, Portimonense, V. Guimarães e Eibar.

Bacci tem uma ética de trabalho que privilegia o detalhe. Nenhum pormenor lhe escapa e enquanto defesa, Rafa Soares diz que cresceu com o italiano. «Era de uma exigência e de um rigor tão vincado que nos fazia repetir alguns exercícios e movimentos as vezes que fossem necessárias até estarmos posicionados e coordenados na perfeição. Trabalhávamos todo o detalhe… o espaço entre cada defesa, o posicionamento dos apoios e também do corpo, entre outros. Aprendi bastante e evoluí nessa temporada ao nível defensivo», confirma.

Como é Cristiano Bacci como treinador? «Tem uma liderança com personalidade e caráter», aponta. «Vai espremer ao máximo as melhores capacidades individuais de cada jogador para benefício da equipa, dentro de um ambiente saudável mas rigoroso», junta, garantindo que o técnico de 48 anos está preparado para o desafio de orientar o Boavista: «Sem dúvida que está. Podem esperar um futebol atrativo, com ideias inteligentes adaptadas a cada adversário e à realidade da liga portuguesa. O Boavista vai-se tornar uma equipa muito difícil de ultrapassar e com bastantes chances de ganhar qualquer jogo a qualquer equipa.»

0