«Queremos Félix e Cancelo por mais uma temporada»
Joan Laporta, presidente do Barcelona, deu uma conferência de imprensa em que prometeu «responder a tudo». Uma das questões que surgiram relacionava-se com a possibilidade de João Félix e João Cancelo continuarem no clube na próxima temporada. Laporta confirmou.
«Queremos que eles continuem por mais uma temporada. Deco está a trabalhar nisso e sabemos que Flick acredita que podem ser importantes. Pensou neles quando estava no Bayern», admitiu, afirmando que continuará a haver aposta na formação. «O compromisso com La Masia é incondicional. Flick já apostou na formação do Bayern, também quando estava na Alemanha. Vai conhecer Lamine [Yamal], Balde, Gavi, Pau Cubarsí, Fermín, Héctor Fort, Araújo, Pedri... Vai trabalhar com jovens com muito futuro, reforçados por outros como De Jong, Gundogan, Lewandowski. Está muito motivado para tirar o máximo proveito da equipa», afirmou o presidente dos blaugrana.
Foi também a primeira grande intervenção de Laporta sobre a saída de Xavi, cuja demissão, admite, não teve o melhor timing: «O Xavi fez um bom trabalho, pegou na equipa e ganhou a Liga e a Supertaça na primeira época, mas as coisas este ano não correram bem. Em fevereiro, concordei em deixá-lo sair em junho, porque é uma lenda do Barça. Depois pediu para continuar e eu aceitei, mas ele mudou o discurso sobre o plantel, o que me fez entender que era preciso um novo impulso. Tudo podia ter sido mais bem feito. Disse a Xavi que falávamos depois do jogo com o Sevilha [último jogo do Barça na temporada], mas a sua insegurança fez precipitar a decisão. Ele começou a fazer exigências e a sugerir mudanças no plantel que nem eu nem a direção desportiva viram com bons olhos, então decidimos mudar. Xavi tem abertas as portas do clube, mereceu-o.»