«Queremos Félix e Cancelo por mais uma temporada»
Presidente do Barcelona garante que Deco trabalha para que os portugueses sejam cedidos por mais uma temporada
Joan Laporta, presidente do Barcelona, deu uma conferência de imprensa em que prometeu «responder a tudo». Uma das questões que surgiram relacionava-se com a possibilidade de João Félix e João Cancelo continuarem no clube na próxima temporada. Laporta confirmou.
«Queremos que eles continuem por mais uma temporada. Deco está a trabalhar nisso e sabemos que Flick acredita que podem ser importantes. Pensou neles quando estava no Bayern», admitiu, afirmando que continuará a haver aposta na formação. «O compromisso com La Masia é incondicional. Flick já apostou na formação do Bayern, também quando estava na Alemanha. Vai conhecer Lamine [Yamal], Balde, Gavi, Pau Cubarsí, Fermín, Héctor Fort, Araújo, Pedri... Vai trabalhar com jovens com muito futuro, reforçados por outros como De Jong, Gundogan, Lewandowski. Está muito motivado para tirar o máximo proveito da equipa», afirmou o presidente dos blaugrana.
Foi também a primeira grande intervenção de Laporta sobre a saída de Xavi, cuja demissão, admite, não teve o melhor timing: «O Xavi fez um bom trabalho, pegou na equipa e ganhou a Liga e a Supertaça na primeira época, mas as coisas este ano não correram bem. Em fevereiro, concordei em deixá-lo sair em junho, porque é uma lenda do Barça. Depois pediu para continuar e eu aceitei, mas ele mudou o discurso sobre o plantel, o que me fez entender que era preciso um novo impulso. Tudo podia ter sido mais bem feito. Disse a Xavi que falávamos depois do jogo com o Sevilha [último jogo do Barça na temporada], mas a sua insegurança fez precipitar a decisão. Ele começou a fazer exigências e a sugerir mudanças no plantel que nem eu nem a direção desportiva viram com bons olhos, então decidimos mudar. Xavi tem abertas as portas do clube, mereceu-o.»