Quem não tem cão caça com gato: o plano do Barcelona para manter João Félix
Decisão terá de ser tomada em breve em nome da planificação da próxima temporada; única opção passa por renovar empréstimo por um ano; pagar €70 M/€80 M ao Atlético está fora de questão
João Félix já está habituado ao carrossel da sua carreira nos últimos tempos e mesmo depois de fixar-se no Barcelona não tem conseguido evitar montanha-russa de interrogações sobre o seu futuro próximo, tantas vezes moldada às exibições e resultados da equipa de Xavi Hernández, uma espécie de esta-semana-é-para-ficar-na-próxima-é-para-sair.
Mas uma coisa é o ruído externo, outra aquilo que se desenha nos bastidores.
Escreve esta quarta-feira a Marca que o Barcelona não tem dúvidas nenhumas: a nível desportivo, João Félix é um jogador que interessa e é para segurar. O desempenho do internacional português pelos blaugrana é globalmente positivo, mesmo não sendo titular indiscutível para Xavi, que o tem deixado várias vezes no banco no início das partidas. Mas Félix é como o algodão: não engana.
O problema, como tem sido nos últimos anos, é o dinheiro que o Barcelona não tem e que torna a contratação em definitivo de Félix numa situação proibida, à qual não se pode dar o luxo. Mas isso não impede Deco e companhia de tudo tentarem para dar à volta à situação e o plano parece já ter sido traçado: renovar o empréstimo de João Félix por mais uma temporada junto do Atlético Madrid.
A troco do pagamento de uma taxa, claro, mas dentro de um valor que o Barcelona poderia pagar.
Há, ainda, outro fator a ter em conta na hora do Barcelona não entrar em loucuras por João Félix: as opções no plantel. O brasileiro Vìtor Roque tem jogado à esquerda, na posição de Félix, ainda há Ferran Torres para a mesma posição, prevendo-se que este tenha lugar garantido no plantel de 2024/2025, e ainda se cogita o regresso de Ansu Fati, que está cedido ao Brighton.
Para a direita há Raphinha e Yamine Lamal.
Com o clássico entre as duas equipas a aproximar-se, o tema deverá continuar em foco nas próximas semanas e este é dossier que o Barcelona não quererá manter indefinido por muito mais tempo. As cartas estão em cima da mesa...