Benfica Quem é Rafael Rodrigues, lateral da equipa B chamado por Schmidt?
Rafael Rodrigues, lateral-esquerdo português de 21 anos da equipa B do Benfica, é um dos jogadores que Roger Schmidt convocou para o jogo de hoje, frente ao Boavista, no Estádio da Luz.
As baixas para este jogo deixaram o treinador alemão sem alternativa como suplente para a posição de lateral-esquerdo. O defesa internacional sérvio Mihailo Ristic ainda está a recuperar de uma lesão na coxa esquerda e Gilberto, que poderia fazer o lugar, vai entrar como titular a lateral-direito porque Alexander Bah, dinamarquês habitualmente titular, cumpre castigo por ter sido expulso frente ao SC Braga, na Taça de Portugal.
O central Morato, que eventualmente poderia ser adaptado, também foi expulso nesse mesmo jogo da Taça e está igualmente suspenso para a partidas desta noite. Assim, Schmidt chamou Rafael Rodrigues para este duelo com as panteras, jogador esta temporada soma 19 jogos pela formação secundária das águias.
Rafael fez praticamente toda a formação no Benfica, onde chegou na época de 2014/2015. Termina contrato no próximo verão, mas pode ter aqui uma janela de oportunidade para chamar a atenção.
O lateral é nesta altura capitão da equipa B e destaca-se sobretudo pela competência e maturidade que mostra em campo. Não é especialmente agressivo a atacar, mas é bastante seguro a defender, comete poucas faltas, é fiável.
Ontem, no final do jogo da equipa B frente ao Torreense, Luís Castro, treinador das águias, confirmou que Rafael Rodrigues treinou-se na equipa principal e que isso significava «mais uma vitória».
«Já temos algumas esta época, felizmente. Mas o Rafael era totalista na B e é evidente que temos alterado bastante a linha defensiva, quando é por lesão é infelizmente, quando é por uma subida é felizmente. Penso nos resultados, mas em primeiro lugar no futuro do Benfica e estou muito feliz pelo Rafa, pelo Neves, António Silva, pelo Gonçalo Ramos, Morato, com todos os que trabalhei e agora estão lá em cima», disse o técnico.
Em relação aos laterais-esquerdos, a posição muito em breve será uma das que vai merecer análise importante por parte da estrutura encarnada. Grimaldo está em final de contrato e as negociações continuam difíceis; por outro lado, Ristic não é claramente um lateral que impressione Schmidt, que até agora deu apenas 194 minutos de competição ao sérvio. A SAD corre risco de ter de comprar não um, mas dois laterais-esquerdos e está alertada para essa possibilidade.