14 novembro 2023, 11:15
Oficial: Bayern Munique anuncia contratação de jovem promessa
Nestory Irankunda, extremo australiano, de 17 anos, junta-se ao clube alemão no próximo verão
A subida repentina de Nestory Irankunda, cuja história de vida é tão impressionante quanto o seu talento com a bola nos pés
O Bayern de Munique anunciou na terça-feira a contratação de Nestory Irankunda, uma jovem-promessa que atua pelos australianos do Adelaide United.
14 novembro 2023, 11:15
Nestory Irankunda, extremo australiano, de 17 anos, junta-se ao clube alemão no próximo verão
O investimento de 3,5 milhões de euros, segunda a imprensa australiana, pode ser surpreendente para alguém que ainda só jogou a titular três vezes na carreira.
Mas num mundo do futebol em que se torna cada vez mais relevante contratar jovens jogadores antes que estes demonstrem todo o seu potencial e o seu valor de mercado suba a pique, um extremo rápido, jovem, que pode jogar nas duas alas e tenha faro de golo, pode ser visto como um alvo apetecível pelos principais clubes europeus.
E assim foi.
Irankunda é um de oito irmão, cujos pais são do Burundi, mas devido a uma guerra civil que assolou aquele país entre 1993 e 2005 e era fomentada pelo confronto entre as populações Hutu e Tutsi, fugiram para um campo de refugiados na cidade de Kigoma, na Tanzânia.
«Os meus pais não tiveram escolha, eles não queriam perder a vida», disse Irankunda ao Canberra Times, em maio deste ano, recordando essa fase precoce da sua vida.
Foi então na condição de refugiado que Nestory Irankunda nasceu, a 2 de fevereiro de 2005, mudando-se depois com a sua família para Adelaide, com 8 anos de idade, sendo por isso que tem dupla-nacionalidade.
E foi pouco tempo depois que, após superar desafios pessoais desde tenra idade, começou a fazê-lo dentro de campo.
De momento, o jovem de 17 anos realiza a sua terceira época como sénior, tendo-se estreado na A-League (a principal liga australiana) em janeiro de 2022, quando somava apenas 15 primaveras. E só precisou de 3 jogos para marcar o seu primeiro golo como profissional.
Desde então, foi ganhando espaço na equipa, pela qual já realizou 33 jogos e marcou 9 golos.
Também é internacional pelas camadas jovens, tendo apontado 11 golos nas 7 partidas que fez pela seleção australiana de sub-17. Já foi até convocado para a seleção principal, em março deste ano, mas não saiu do banco de suplentes num par de amigáveis com o Equador.
E após 30 jogos como suplente utilizado nas duas temporadas anteriores, foi na presente época que ganhou finalmente o lugar de titular no Adelaide United, tendo jogado nessa condição nas primeiras três jornadas do campeonato, antes de ser confirmada a sua contratação por parte do Bayern.
«Tínhamos o Nestory no radar há algum tempo. É um extremo muito rápido que sabe driblar e rematar. Estamos convencidos pelo seu potencial e acreditamos no seu desenvolvimento connosco», afirmou o diretor do centro de formação do Bayern, Jochen Sauer, ao site da Bundesliga.
Como tal, o crónico campeão alemão acordou um contrato de 4 anos com Irankunda.
O jovem vai ficar no Adelaide United até ao final na época, rumando a Munique apenas no próximo verão, altura em que já terá 18 anos.
Apesar de terem nacionalidades de países situados em continentes diferentes, Nestory Irankunda já é comparado a Alphonso Davies, e não só como jogador.
Acontece que Davies também nasceu num campo de refugiados – no seu caso, no Gana – antes de se mudar com a sua família para outro país (o Canadá), com os mesmos 8 anos de idade que Irankunda tinha quando emigrou para a Austrália.
Para além disso, ambos também foram contratados pelo Bayern numa fase muito precoce das suas carreiras e quando jogavam em campeonatos periféricos – Davies tinha 18 anos quando se mudou do Vancouver Whitecaps para a Alemanha.
As parecenças não param aqui, já que os dois jogadores também têm um estilo de jogo muito semelhante, baseado na velocidade e na capacidade de drible.
O canadiano já realizou 117 jogos pelo emblema de Munique e venceu 5 Bundesligas.
Assim, Irankunda espera certamente que as semelhanças com Davies também se traduzam no seu sucesso em Munique. Mas só para o ano é que essa história começará a ser contada.