Que jogo! Benfica derrota SC Braga e assume liderança da Liga (veja o resumo)
Benfica contra SC Braga na 'Pedreira'. Foto: GRAFISLAB

Que jogo! Benfica derrota SC Braga e assume liderança da Liga (veja o resumo)

NACIONAL17.12.202322:38

Golo solitário na primeira parte bastou para as águias assumirem o primeiro lugar da tabela

O Benfica venceu no recinto do SC Braga por 1-0, na 14.ª jornada da Liga, e assume a liderança provisória da Liga Portugal Betclic. As águias levaram a melhor num grande jogo de futebol, com bastantes ocasiões de golo de parte a parte, e ficam assim à espera do que Sporting e FC Porto fazem no clássico de amanhã.

A primeira parte até parecia ter começado mal para a equipa visitante, com Morato a ver o amarelo logo aos dois minutos de jogo. No entanto, um minuto depois, Kokçu isolou Tengstedt que, na cara de Matheus, não perdoou o guarda-redes e fez o primeiro golo da partida. António Silva esteve muito perto de fazer o segundo para as águias momentos depois, com um remate de cabeça que passou ligeiramente ao lado, e Di María atirou à trave num remate de belo efeito à entrada da área. Também o SC Braga esteve perto de balançar as redes, com Álvaro Djaló a obrigar Trubin a uma grande defesa nos primeiros quinze minutos. O jogo não abrandou e manteve a toada até ao intervalo: encontro muito intenso e disputado, com poucas pausas e com o jogo bastante partido, com ambas as equipas constantemente à procura do golo e a criarem perigo. Antes das equipas irem para o descanso, Ricardo Horta esteve muito perto de repor a igualdade no marcador.

A segunda parte começou de forma mais morna. Benfica e SC Braga voltaram com a mesma determinação, mas sem a mesma intensidade dos primeiros 45 minutos. João Mário ameaçou a baliza de Matheus aos 47 minutos (o remate saiu frouxo) depois de um grande trabalho de Rafa, e Banza quase igualou a partida dez minutos depois (grande combinação com Álvaro Djaló), mas, fora estas duas jogadas em particular, nenhuma das equipas criou verdadeiramente perigo nos primeiros vinte minutos a seguir ao intervalo. Encontrando-se atrás no marcador, os arsenalistas pareceram sempre os mais inconformados e foram assumindo aos poucos o domínio do jogo: Ricardo Horta chegou mesmo a empatar, mas o golo foi anulado por fora de jogo (11cm). Banza ainda voltou a ameaçar o golo com um grande remate nos tempos de desconto, mas Trubin fez uma defesa monstruosa, num momento decisivo que permitiu ao Benfica arrecadar a sua primeira vitória na Pedreira desde março de 2021. 

Com este resultado, o Benfica assume a liderança da Liga com 33 pontos, mais dois que Sporting e FC Porto, que se enfrentam amanhã em Alvalade. O SC Braga mantém-se na quarta posição da tabela com 29 pontos, e permite a aproximação do Vitória de Guimarães (26).

Veja o resumo do jogo

Recorde abaixo todas as incidências e os lances mais importantes do jogo

Termina o encontro!

Benfica derrota o SC Braga por 1-0 e chega ao primeiro lugar da classificação da Liga.

90+3' - Que defesa mosntruosa! Foi puro instinto! Grande trabalho de Banza, mas Trubin negou o golo ao avançado do SC Braga!

90+1' - Grande pormenor técnico de Banza, com um remate em balão, mas a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza.

84 - Artur Jorge promove uma tripla substituição na equipa: saem José Fonte, Victor Gómez e Álvaro Djaló, entram Vitor Carvalho, Rony Lopes e Abel Ruiz. 

79' - Saem Rafa e Di María, entram Gonçalo Guedes e Florentino.

78' - Perigo na área do Benfica! Ricardo Horta muito perto de marcar, mas Trubin defende.

76' - José Fonte vê amarelo depois de uma disputa de bola com Musa.

68' - Ricardo Horta a empatar, mas o árbitro a anular o golo por fora de jogo.

61' - Roger Schmidt a promover as primeiras mudanças no Benfica: sai Tengstedt e entra Musa.

57' - Grande jogada do SC Braga! Álvaro Djaló e Banza a combinarem muito bem, com o último a rematar à baliza encarnada e a forçar Trubin a uma boa defesa.

55' - Substituição no SC Braga, sai Serdar e entra Niakaté.

53' - Álvaro Djaló a rematar com força, mas a bola vai por cima da trave de Trubin. Livre frontal desperdiçado!

47' - Que desperdício! Rafa fez um grande trabalho e passou para João Mário, que estava sozinho e fez um passe para Matheus quando podia ter fuzilado a baliza.

Começa a segunda parte!

Termina a primeira parte!

As equipas vão para o intervalo com o Benfica em vantagem.

45+3' - Remate de Tengstedt com força mas à figura de Matheus.

44' - Ricardo Horta muito perto de empatar a partida! A bola passou muito perto da baliza do Benfica.

32' - Artur Jorge a fazer uma substituição prematura: Zalazar saiu do relvado e deu lugar a André Horta.

30' - Rafa a rematar ao lado. Tinha Tengstedt ao lado, na área.

28' - Bola ao poste da baliza do SC Braga! Lance de bola parada batido por Di María, com Matheus a defender e a bola a ir na direção de Otamendi e a acertar no ferro. 

27' - Amarelo para Serdar, central do SC Braga.

19' - Ataque perigoso do SC Braga, mas Bruma hesitou e acabou por vacilar dentro da área.

17' - Como lhe pegas Di María! O argentino rematou à entrada da área, mas acertou em cheio na trave!

Primeiros 15 minutos da partida muito intensos, com ambas as equipas ao ataque e a conseguirem criar oportunidades de golo muito perigosas!

14' - Uuuuuuui! Seria um grande golo de Djaló, que rematou com potência de fora da área, mas Trubin fez uma enorme defesa!

12' - Rafa marca com uma finalização sublime, mas o golo é anulado por fora de jogo. 

10' - António Silva muito perto de fazer o segundo para o Benfica, com um remate de cabeça que saiu ligeiramente por cima da trave.

9' - Álvaro Djaló a testar Trubin, mas o guardião da baliza do Benfica estava atento.

Ouvem-se os adeptos do Benfica nas bancadas. Grande ambiente na Pedreira!

3' - Golo de Tengstedt! O Benfica a chegar à vantagem muito cedo no jogo. O avançado nórdico isolou-se, a passe de Kokçu, e não perdoou em frente a Matheus.

Golo do Benfica!

2' - Sai o primeiro amarelo da partida. É para Morato, depois de deslocar o braço contra a cara de Djaló.

Começa a primeira parte!

Rola a bola em Braga.

O início da partida está cerca de cinco minutos atrasado.

Benfica também já entrou em exercícios de aquecimento!

Plantel arsenalista já vai pisando e testando o relvado!

Os guarda-redes das duas equipas já vão aquecendo no relvado da Pedreira!

Jogadores do SC Braga já chegaram ao estádio!

Suplentes do SC Braga: Lukas Hornicek, Niakaté, Abel Ruiz, André Horta, Mendes, Vitor Carvalho, Adrián Marín, Rony Lopes, Pizzi.

Onze do SC Braga: Matheus; Victor Gomez, Serdar, Fonte, Cristian Borja; João Moutinho, Zalazar; Alvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma; Banza.

Treinador do SC Braga: Artur Jorge.

António Silva volta ao onze das águias depois de ter cumprido castigo frente ao Salzburgo.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Arthur Cabral, Jurasék, Gonçalo Guedes, Chiquinho, Musa, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Florentino.

Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, Otamendi, António Silva, Morato; João Neves, Kokçu; Di María, Rafa, João Mário; Tengstedt.

Treinador do Benfica: Roger Schmidt.

Já se sabe o onze do Benfica!

SC Braga chama pelos adeptos!

Faz hoje 14 anos que Di María marcou este golaço de letra na Liga Europa!

Luís Godinho é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota. Gustavo Correia é o quatro árbitro; Artur Soares Dias e Paulo Soares com funções de VAR/AVAR completam a equipa de arbitragem.

É assim o adepto português: apoiar, com frio ou calor, seja onde for!

Boa noite! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe SC Braga a Benfica, num jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal. A partida começa às 20:30 horas no Estádio Municipal de Braga.

Depois de terem descido para a Liga Europa a meio da semana, as duas equipas disputam hoje uma possível liderança do campeonato, ainda que há condição. Benfica com 30 e SC Braga com 29 pontos sabem que, em caso de vitória, passam Sporting e Porto — ambos com 31 pontos, enfrentam-se amanhã — no topo da classificação. Campeonato renhido com dois jogos grandes na mesma jornada, e as quatros equipas quererão impor os seus argumentos em campo.

As águias sabem que a tarefa é tudo menos fácil. Além da patente inconsistência nos resultados e exibições nos últimos meses, a equipa de Roger Schmidt vai jogar num reduto onde não vence desde março de 2021. Por outro lado, a turma de Artur Jorge já empatou contra o Sporting este ano: os arsenalistas vão tentar continuar na boa senda de resultados e, quiçá, ousar agarrar o primeiro lugar esta noite e esperar por um resultado conivente no clássico entre Sporting e FC Porto amanhã. Banza, ponta-de-lança da equipa do Minho, é o melhor marcador da prova, e hoje terá nova oportunidade para se afastar de Gyokeres (o sueco tem menos quatro golos) na luta pela Bola de Prata.

Para mais informações sobre o jogo e as duas equipas, confira a antevisão abaixo: