1 março 2024, 09:00
A «força» de Cristiano Ronaldo num gesto
Provocação foi vista como um ato obsceno. Viver na Arábia Saudita tem destas coisas...
Theo Bucker foi um dos primeiros jogadores estrangeiros a aventurar-se no país do Médio Oriente e reconhece a importância de jogadores como o craque português, Benzema ou Riyah Mahrez para a liga local
A contratação do Al Nassr de Cristiano Ronaldo em dezembro de 2022 despoletou uma influência de talento na Liga Saudita que se continua a fazer sentir. Mas Theo Bucker, um dos primeiros estrangeiros a aventurar-se na Arábia Saudita - assinou pelo Al ittihad em 1978 - avisa que, caso o português e outros grandes jogadores comecem a abandonar o campeonato, este parará o seu desenvolvimento.
«O Cristiano é um jogador completamente diferente e vai tornar o futebol saudita mais avançado no futuro e fazê-lo progredir, mas receio que quando estes jogadores como ele saírem, o nível volte ao que era antes. É uma oportunidade para todos os clubes e jogadores aprenderem com ele e com as outras estrelas, mas têm de ser sustentáveis», explicou o alemão ao jornal saudita Arriyadiyah.
1 março 2024, 09:00
Provocação foi vista como um ato obsceno. Viver na Arábia Saudita tem destas coisas...
Indo para além do capitão do Al Nassr, Bucker também abordou os recentes períodos conturbados de Benzema no Al Ittihad - o francês foi afastado dos treinos da equipa e, em 2024, ainda só realizou três jogos (devido também a uma recente lesão).
5 fevereiro 2024, 20:15
Marcelo Gallardo, treinador do Al Ittihad, afastou o avançado do estágio do Dubai, após o francês ter voltado aos treinos mais de duas semanas depois do previsto
«Era e continua a ser um jogador distinto e capaz e não mudou, mas agora está num ambiente diferente, além de que no Real Madrid tem jogadores ao seu lado que fazem muito do seu trabalho de casa e do seu desempenho. É mais fácil, e há também jogadores de um nível superior ao normal que lhe dão a bola de formas diferentes», explicou Bucker.
Deste modo, o alemão comparou assim a situação de Benzema à de Riyah Mahrez no Al Ahli: «O clube tomou uma boa decisão ao contratar Mahrez, mas um jogador, ou dois bons jogadores numa equipa, não podem fazer parte de uma equipa se todo o sistema não jogar como um grupo.»