Qualificação europeia vale festa no balneário 

Vitória de Guimarães Qualificação europeia vale festa no balneário 

NACIONAL15.05.202310:55

Dia de festa em Guimarães, depois de assegurada a presença nas provas europeias, para o que muito valeu o triunfo em Vila do Conde, palco dos primeiros momentos de júbilo vividos por jogadores e adeptos, no final da partida nos Arcos.


Com 50 pontos, mais sete do que o Famalicão, e sendo certa a demissão do Chaves das provas da UEFA, o Vitória já lá está. Falta saber se entrará em ação na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, caso mantenha o 5.º lugar - que o Arouca hoje também discute, no Estoril - ou na segunda, estreando-se assim mais cedo, se terminar na sexta posição.

Moreno Teixeira não podia esconder a satisfação pelo feito alcançado. Ao fim do primeiro ano como treinador principal, e logo da equipa da sua vida, o Vitória, faltaram-lhe as palavras para expressar o natural estado de contentamento. «Garantimos o regresso às provas europeias e festejámos. A equipa festejou porque tinha de festejar. Até dei mais um dia de folga, porque os jogadores merecem. Mas na quarta-feira já sabem que recomeça tudo outra vez, a disciplina, o trabalho, a exigência de continuar a vencer», afirmou, na conferência de imprensa.

«Temos mais dois jogos pela frente, há que trabalhar bem para os ganhar», insiste Moreno, que sublinha, nesta história, a importância «dos adeptos» e a ajuda recebida por parte «da administração» e dos «companheiros de equipa técnica». Acima de tudo, no entanto, sempre «os jogadores», muitos deles «vindos de escalões inferiores», a quem não seria possível «exigir mais sem fugir à responsabilidade».

«Sou um privilegiado por estar ao lado desta gente. Nada está fechado ainda mas este pequeno sucesso deve-se à qualidade humana do balneário», confissão emocionada também ouvida na sala. «Tentei apenas ser eu», fica explicado, por fim, o seu papel em toda esta brilhante operação.