Quadro de capitães do FC Porto ganha forma
Marcano, subcapitão, sucede a Pepe na hierarquia de líderes do balneário portista (FOTO: ASF)

Quadro de capitães do FC Porto ganha forma

NACIONAL12.07.202407:30

Marcano sucede a Pepe e a novidade é a entrada de Cláudio Ramos, que se junta a Diogo Costa e Fábio Cardoso; no estágio na Áustria deverá haver ajustamentos; ADN FC Porto passado aos mais jovens

O quadro de capitães do FC Porto vai ficar completamente definido no estágio da equipa, na Áustria, mas já há nomes que assumem no dia a dia este papel no consulado de Vítor Bruno. A grande novidade é a entrada de Cláudio Ramos no grupo de líderes para a próxima temporada, além da subida de Marcano para o topo do quadro de capitães, depois da despedida de Pepe. A este duo junta-se Diogo Costa, que irá integrar os trabalhos do plantel na Áustria, e Fábio Cardoso. Guarda-redes e central já estavam no lote dos homens com direito a usar a braçadeira. O central espanhol recupera de uma intervenção cirúrgica a que foi sujeito em finais de maio destinada a reforçar os músculos da face posterior da coxa direita. Só em setembro, se tudo correr bem, estará operacional.

Ainda assim, Marcano foi uma escolha natural tendo em conta o peso que tem no grupo e pelo facto de ter sido subcapitão quando Pepe era indiscutível na hierarquia. Não jogando o espanhol, poderá ser Fábio Cardoso a ter a braçadeira ou o próprio Diogo Costa, ainda que no estágio na Áustria possa sair outro nome. Evanilson, em descanso após a participação na Copa América, nunca foi oficialmente capitão, mas fez parte do quadro de líderes na época passada. À semelhança de Diogo Costa, o ponta de lança é um nome forte no mercado, apesar da prova continental não lhe ter trazido o brilho que esperava. Não obstante isso, ser um dos eleitos do Brasil para a Copa América valorizou-o.

Otávio também começou a temporada anterior como um dos capitães, fez dois jogos ao serviço do FC Porto, e em agosto partiu para a Arábia Saudita, numa transferência de €60 milhões para o Al Nassr que teve um impacto de €39,6 milhões em mais-valias nas contas do primeiro semestre de 2023/24 da SAD dos dragões.

Na ausência de Diogo Costa, também em gozo de férias depois de participar no Campeonato Europeu, têm sido Cláudio Ramos, Marcano e Fábio Cardoso a reforçar o ADN FC Porto num balneário que recebeu sangue novo proveniente da formação. Jogadores como Gonçalo Ribeiro, Diogo Fernandes, Gabriel Brás, Martim Cunha, Vasco Sousa, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa têm bebido da influência dos mais experientes e sido integrados numa dinâmica completamente diferente daquela a que estavam habituados nas equipas B e sub-19.

Mais mediatismo implica certas blindagens para manter o foco no trabalho. O próprio Mora reconheceu que as muitas câmaras de televisão que acompanham a equipa principal nos treinos abertos foram uma novidade. No direto que o criativo fez nas redes sociais para responder às perguntas dos adeptos destacou, justamente, o papel dos capitães Cláudio Ramos, Fábio Cardoso e Marcano. «São aqueles que ajudam mais na nossa integração», confidenciou.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer