Primeiro-ministro inglês deixa no ar possibilidade de feriado se Inglaterra ganhar o Euro 2024
Keir Starmer, primeiro-ministro inglês
Foto: IMAGO

Primeiro-ministro inglês deixa no ar possibilidade de feriado se Inglaterra ganhar o Euro 2024

«Temos de celebrar de alguma maneira», afirmou Keir Starmer. Rei Carlos III pede para que os ingleses «poupem os nervos da nação»

Keir Starmer, recém-eleito primeiro-ministro de Inglaterra, deixou em aberto uma possibilidade de, caso a Inglaterra conquiste o Euro 2024, o dia 15 de julho passe a ser feriado.

«Não quero agoirar, mas temos de celebrar de alguma maneira... Mas o mais importante é conseguirmos vencer no domingo», afirmou Starmer. Apesar disso, avança o The Guardian, não haverá, para já, plano para que haja um dia feriado para celebrar a ocasião. O próprio primeiro-ministro deverá receber, no nº10 de Downing Street, residência oficial dos líderes do governo britânico, a equipa, caso esta se sagre campeã da Europa. Estão já preparados meios para celebração em Londres, com um autocarro descoberto, para que os Três Leões sejam recebidos pelos adeptos.

Isto só acontecerá, claro está, se a Inglaterra bater a Espanha. Para já, ainda não há razão para total festejo, mas houve na passada quarta-feira, com o triunfo que valeu a passagem à derradeira decisão. Keir Starmer como foi acompanhar esse jogo... durante uma reunião da NATO, com o primeiro-ministro neerlandês.

«Foi fantástico. Consegui escapar-me de uma das sessões por apenas cinco minutos, que foi quando vi o golo de Harry Kane. Não vi o segundo, mas foi brilhante. Então, vamos seguir em frente. É uma grande oportunidade. Sempre disse que esta equipa ia até ao fim, por isso, estou mesmo muto muito satisfeito. Boa sorte para domingo!», desejou Starmer, sem esquecer de brincar com o seu partido: «Vou lembrar: a Inglaterra ainda não falhou um penálti com o Partido Trabalhista no governo em 2024», atirou.

E uma derrota significa a demissão? «Não. Esta equipa é brilhante, sempre acreditei neles, penso que são muito bons. Já fui a uma destas finais, à de 2021, e espero que o troféu venha para casa. Vai estar toda uma nação com eles no domingo», respondeu, confirmando que vai estar presente em Berlim para a final.

Poupar os ingleses

O rei Carlos III também deixou uma mensagem de parabéns à comitiva inglesa. «Eu e a minha esposa damos os parabéns à seleção por chegarem à final do Euro 2024 e desejo tudo de bom para a final de domingo», afirmou o chefe de Estado inglês, que não se coibiu de deixar um desejo: «Se for possível, encorajo-vos a garantir a vitória sem ser necessário golos fantásticos no último minuto ou ir aos penáltis, tenho a certeza de que os nervos coletivos e a pressão arterial de toda a nação ficariam muito mais aliviados!»

Pelas 20 horas de domingo, Inglaterra e Espanha disputam a final do Euro 2024.