Jovem extremo argentino deve ser emprestado na próxima época para crescer; ideia é que continue a evoluir num clube da Europa
Prestianni, extremo argentino de 18 anos contratado em janeiro deste ano ao Vélez Sarsfield, por um valor a rondar €9 milhões, deverá sair por empréstimo para ganhar minutos de competição, crescer como jogador e poder voltar e apresentar mais argumentos para confirmar a aposta forte que a SAD fez nele — assinou até 2029 e ficou com uma cláusula de rescisão de €100 milhões.
Gianluca Prestianni vai usar a camisola 25 no Benfica e já fala sobre o futuro na Luz; sorri à presença dos campeões do mundo no plantel e mostra ambição
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado
O Benfica, sabe A BOLA, pretende que na nova época ele saia muito provavelmente para se mostrar num outro clube da Europa, embora a possibilidade de seguir na Liga portuguesa ainda seja alternativa. Sair para crescer é, no entanto, o cenário neste momento mais provável e Prestianni já terá alguns clubes, nomeadamente de Espanha, interessados em o receber. Os encarnados preferem que se adapte mais ao futebol europeu.
No fundo, o Benfica traça para Prestianni o mesmo plano que acabou por cumprir Andreas Schjelderup, extremo norueguês contratado pelas águias em janeiro de 2023, mas que jogou a última época cedido ao Nordsjaelland (Dinamarca) e de onde volta agora para cumprir a próxima pré-época das águias e ser aposta firme para ajudar Roger Schmidt, o treinador da equipa dos encarnados, em 2024/2025. Schjelderup regressa à Luz com uma bagagem de 10 golos e 11 assistências em 38 jogos, e os prémios de Melhor Jovem e Melhor Jogador da Liga dinamarquesa.
Produtos do Seixal como Pedro Santos, Rego ou Varela espreitam pré-época do Benfica; Schjelderupl, Prestianni, Rolheiser e ainda mais
Prestianni foi contratado ao Vélez Sarsfield numa jogada de antecipação do Benfica, tendo em conta que é considerado um dos jovens argentinos mais promissores da atualidade. O acordo foi alcançado cedo, mas o extremo só pôde assinar e juntar-se às águias em janeiro, mês em que completou os 18 anos.
Em 2023, Prestianni fez 33 jogos e marcou três golos pelo Vélez Sarsfield; no Benfica trabalhou em contexto de plantel principal (teve uma lesão num tornozelo que atrapalhou a integração) mas jogou quase sempre pela equipa B dos encarnados, onde fez seis jogos, todos na condição de titular, marcou um golo e fez uma assistência. Também se estreou pela equipa principal, no desafio da 34.ª e última jornada da Liga, no 1-1 em Vila do Conde, com o Rio Ave — o argentino entrou para o lugar de Kokçu, jogou apenas cinco minutos, mas ainda fez um remate perigoso para defesa apertada do guarda-redes adversário e que ficou na memória desse jogo.
Perspetivando o plantel da nova temporada, com o regresso de Andreas Schjelderup, a versatilidade de Rollheiser no ataque, Neres e ainda a indefinição sobre a continuidade de Di María, Prestianni deveria ter poucos minutos de jogo e o empréstimo será mesmo a opção mais forte em cima da mesa.