Sporting «Preparar a próxima época? Principal ponto é manter o treinador»
Rúben Amorim assumiu que está já a preparar a próxima época com a direção do Sporting. O técnico lembrou que, apesar de ter sido o único clube ‘grande’ a apresentar lucro, muito irá depender da qualificação, ou não, da equipa para a Liga dos Campeões.
«Sim, estamos a preparar a próxima época sabendo dessas dificuldades, mas já estamos a fazer isso há algum tempo. Os resultados (financeiros) foram bons e o (valor da venda) do (Pedro) Porro ainda não entrou. Todos no clube vão fazer o seu trabalho, puxar daqui e dali, para termos a melhor equipa possível. A verdade é que perdemos quatro titulares da época passada. Não os conseguimos segurar, as ofertas foram grandes e os jogadores quiseram sair. A vida é mesmo assim. Não temos as condições que outros clubes têm e temos de nos antecipar. Diomande é um jogador para o presente e para o futuro – nessa posição (defesa-central) estamos salvaguardados. É olhar para o que vai acontecer e planear, algo que faltou um pouco no ano passado. Precisamos de um plano A e um B, de acordo com a Liga dos Campeões.»
Questionado sobre se espera manter a base de jogadores para a próxima época: «São aspetos que ainda não falámos. Também não quero alongar-me porque, no ano passado, pensámos uma coisa e, depois, tudo mudou. Não vou dizer o que vai ou não acontecer, apenas que estamos a pensar na próxima época e o principal ponto é o treinador aguentar-se aqui, estamos nessa fase (risos). Depois pensamos no resto.»
Ainda sobre os lucros apresentados pelo clube, e se preferia um maior equilíbrio entre as contas e os resultados desportivos: «As duas coisas estão ligadas. Podemos olhar para o copo meio-cheio ou meio-vazio. Não temos conseguido uma época ao nível do que pretendíamos, não foi só culpa das saídas. Os sportinguistas têm de olhar para o copo meio-cheio. O clube está mais estável, tem melhores condições financeiras, está mais preparado para enfrentar o futuro e tem talentos a surgir na formação.»