30 outubro 2023, 20:38
Emiliano Martínez vence Troféu Yashin
Argentino eleito o melhor guarda-redes do mundo
O espanhol tem excedido as expectativas nos ‘villans’, algo que é recorrente na sua carreira
O Aston Villa venceu o Fulham de Marco Silva por 3-1 no último domingo e ascendeu ao 5.º lugar da Premier League.
Sob o comando de Unai Emery, os villans ganharam o seu 13.º jogo consecutivo para a Premier League em casa, igualando um recorde do clube que persiste desde 1983. De resto, a equipa já venceu 14 jogos em casa em 2023 – tantos como nos dois anos civis anteriores juntos.
Na conferência de imprensa pós-jogo, Emery comentou o lugar alcançado pela sua equipa: «Agora estamos no top-5. É um momento para aproveitarmos, estarmos felizes e continuarmos a analisar profundamente, apesar de estarmos a ganhar, onde é que podemos melhorar.»
Será nesta insistência que reside o sucesso que Emery tem trazido ao clube de Birmingham – chegado há um pouco mais de um ano, o técnico espanhol tem levado a equipa a alturas que esta já não conhecia há mais de uma década.
Apesar dos 52 anos de idade, Unai Emery já tem bastante experiência enquanto treinador, sobretudo no que toca a exceder as expectativas com clubes inesperados.
Na sua primeira experiência, subiu o Lorca Desportiva à La Liga 2 e, na época seguinte, subiu o Almería à La Liga pela primeira vez na história do clube.
Passou depois com muito sucesso pelo Valência – ficou por três anos consecutivos no 3.º lugar da La Liga – até que chegou ao Sevilha em 2012, onde ganharia a Liga Europa por três vezes consecutivas, antes de se mudar para o Paris-Saint Germain.
Em Paris, venceu 5 troféus em 2 anos, mas ficou marcado pela derrota com o Barcelona na Liga dos Campeões, quando foi eliminado depois de perder por 6-1 no Camp Nou.
Até que em 2018 teve a pesada e consequente infeliz tarefa de suceder a Arsène Wenger no comando técnico do Arsenal.
Seguiu-se um regresso a Espanha, ao Villarreal, onde voltou a surpreender, conquistando a Liga Europa em 2021, numa final ganha nos penáltis ao Man. United – tornou-se assim no técnico com mais vitórias na competição.
De regresso a Inglaterra, o espanhol substitui Steven Gerard no Aston Villa há pouco mais de um ano, vencendo o seu primeiro jogo por 3-1 frente aos red devils, que ainda contavam com Ronaldo.
Desde então, o Aston Villa é a 4.ª equipa em Inglaterra que conquistou mais pontos (74) desde a chegada de Emery ao clube, ficando apenas atrás de Man. City (88), Arsenal (80) e Liverpool (78).
Para além disso, em 2023, só os citizens tiveram mais vitórias na Premier League (26), do que oAston Villa (21).
Curiosamente, na equipa técnica dos villans está Pako Ayestarán, que orientou o Tondela entre 2020 e 2022.
Uma figura importante neste sucesso é também a de Ramón Monchi, o histórico dirigente desportivo que esteve 21 anos no Sevilha (e outros três na Roma) é agora o presidente de operações de futebol nos villans e já contratou para equipa jogadores como Pau Torres, Moussa Diaby e Nicolò Zaniolo.
O efeito nos jogadores
A equipa investiu no último verão 93 milhões de euros, mas é Ollie Watkins, que está no clube desde 2020, quem mais tem beneficiado ao trabalhar com Emery.
Desde que o espanhol chegou ao clube, Ollie Watkins teve influência direta em 27 golos (18 marcados e 9 assistidos) na Premier League, número apenas batido, no mesmo período, pelas estrelas Haaland e Salah.
Já esta época, o avançado inglês já fez dois hat-tricks, algo que um jogador do Aston Villa não fazia desde a temporada 1976/77.
De resto, atletas como Pau Torres – central que Emery ‘trouxe consigo’ do Villarreal –, ou John McGinn, médio que já marcou mais golos esta época (5) do que nas três anteriores, também têm estado em evidência, assim como o melhor guarda-redes do mundo, Emiliano Martínez.
30 outubro 2023, 20:38
Argentino eleito o melhor guarda-redes do mundo
O Aston Villa não quer que o sucesso do momento seja um produto do acaso e, por isso, os principais jogadores da equipa têm contratos de longa duração com o clube.
Resta ver o que o Aston Villa ainda poderá alcançar, tanto na Premier League como na Europa. A equipa que já venceu a Liga dos Campeões em 1982 e, estando agora na Liga Conferência, pode tornar-se no segundo clube inglês a vencer a competição, depois do West Ham.
Só há uma certeza em relação ao futuro, dada pelo próprio Emery após a vitória sobre o Fulham: “Agora vai ser sempre muito difícil e cada jogo será um desafio, mas um desafio que nós queremos enfrentar”.