Premier League reage à Superliga: «Reiteramos o nosso compromisso com os princípios de competição aberta»
A liga inglesa continua a rejeitar o conceito da competição
Em comunicado oficial, a Premier League deu conta que «rejeita qualquer conceito de Superliga», que define como uma competição «separatista».
Pode ler-se na mensagem: «A decisão do tribunal não apoia a chamada 'Superliga Europeia' e a Premier League continua a rejeitar qualquer conceito deste género. Os adeptos são de vital importância para o futebol e têm repetidamente deixado clara a sua oposição a uma competição 'separatista', que rompe a ligação entre o futebol nacional e o europeu. A Premier League reitera o seu compromisso com os princípios claros da competição aberta, que sustentam o sucesso das competições de clubes nacionais e internacionais. O futebol prospera com a competitividade criada pela promoção e despromoção, pela qualificação anual baseada no mérito das ligas e taças nacionais para as competições internacionais de clubes e pelas rivalidades e rituais de longa data que acompanham os fins de semana reservados ao futebol nacional.»
Após a primeira proposta de criação da Superliga Europeia, em 2021, o governo britânico propôs uma regra para impedir qualquer clube que entrasse na competição de participar nas provas domésticas. Esta lei estará prestes a ser aprovada.
O Manchester United foi, até agora, o único clube inglês a rejeitar qualquer participação nesta nova prova europeia.