Premier League: em duelo de portugueses, Liverpool não quer deixar fugir o campeão
Virgil van Dijk e Mohamed Salah a celebrar o golo de Diogo Jota num amigável com o Sevilha

ANTEVISÃO Premier League: em duelo de portugueses, Liverpool não quer deixar fugir o campeão

INTERNACIONAL01.09.202406:30

Bruno Fernandes e Diogo Dalot recebem Diogo Jota e companhia, que procuram seguir o Man. City na tabela, enquanto Pedro Neto, João Félix e Renato Veiga jogam dérbi londrino

Antes do futebol de clubes parar pela primeira vez esta temporada, devido à pausa internacional onde Portugal joga para a Liga das Nações, há três grandes jogos de Premier League. Chelsea e Crystal Palace e Newcastle e Tottenham defrontam-se a partir das 13h30, enquanto o jogo de cartaz da terceira jornada é o Manchester United-Liverpool, que começa às 16 horas.

O mercado de verão fechou na última sexta-feira e, como é normal no último dia, houve grandes transferências de algumas destas equipas. O Man. United comprou Manuel Ugarte, ex-Sporting, por 60 milhões de euros, e emprestou Jadon Sancho ao Chelsea, que por sua vez cedeu Raheem Sterling, também até ao final da temporada e sem opção de compra, aos seus rivais de Londres, o Arsenal. Os vice-campeões ingleses venderam definitivamente o Nketiah, por 30 milhões de euros, e ainda emprestaram Reiss Nelson ao Fulham, de Marco Silva.

Relativamente aos jogos em si, o dérbi londrino pode marcar a primeira titularidade de João Félix, Pedro Neto ou Renato Veiga na liga inglesa, apesar destes dois últimos já o terem sido no play-off da Liga Conferência, onde o Chelsea passou à fase de liga da competição, com um triunfo em Stamford Bridge e uma derrota na Suíça (3-2, no total).

Os Blues perderam, em casa, com o Manchester City, por 2-0, na estreia oficial da nova temporada, mas acabaram por surpreender e golear no terreno do Wolverhampton, por 6-2, com a dupla Netflix (Neto + Félix) em destaque no último golo. Já o outro clube londrino ainda não somou qualquer ponto, tendo perdido em Brentford, por 2-1, e também na receção ao West Ham, por 2-0. No entanto, já somou a primeira vitória da época, com uma goleada caseira ao Norwich (4-0), em jogo dos 32 avos da Taça da Liga inglesa.

Em conferência de imprensa, Enzo Maresca revelou que os portugueses estão disponíveis para a partida, embora não prometa titularidades, sendo que Renato Veiga, convocado pela primeira vez para a seleção nacional, esteve no onze de quinta-feira e, por isso, deve ir para o banco de suplentes, tal como os dois extremos portugueses.

Já os Magpies e os Spurs ainda não perderam, mas também não conseguiram somar os seis pontos possíveis. A equipa orientada por Postecoglou entrou na nova temporada com um empate a uma bola no terreno do recém-promovido, Leicester, mas no segundo jogo acabou por golear o Everton, por 4-0, com Son a bisar.

Eddie Howe teve três partidas no mesmo período, sendo que recebeu e venceu pela margem mínima o Southampton (1-0), mesmo com menos um jogador em campo desde os 28 minutos, tendo depois empatado a uma bola em Bournemouth. O terceiro encontro foi para a Taça da Liga inglesa em que, apesar da estreia de Jota Silva a marcar, eliminaram o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, nas grandes penalidades.

Por fim, o Manchester United teve um começo à… Manchester United. Na primeira jornada venceram o Fulham, de Marco Silva, com um golo do reforço de verão, Zirkzee, a minutos do fim, e depois perderam de forma dramática no terreno do Brighton, por 2-1, com um golo literalmente a segundos do fim, de João Pedro. Nessa partida os Red Devils viram dois golos seus a serem anulados: primeiro de Rashford, que estava fora de jogo, e depois num lance caricato em que Bruno Fernandes assiste Garnacho, com Zirkzee a tentar chegar à bola, e o argentino, com a baliza escancarada, consegue acertar no neerlandês, que também estava em posição irregular, passando de estar a vencer por 2-1 para estar a perder por esse resultado, já no tempo de compensação.

Bruno Fernandes e Diogo Dalot foram titulares nos primeiros três jogos oficiais da temporada, incluindo na Supertaça inglesa, onde perderam nas grandes penalidades para o seu rival de Manchester. Contra o Man. City, o ex-FC Porto jogou como defesa direito, mas, após a chegada de Mazraoui, passou novamente para a ala esquerda, posição que fez bastantes vezes na época passada.

Já o Liverpool venceu de forma tranquila ambos os jogos e também pelo mesmo resultado, 2-0. Arne Slot juntou-se ao Manchester City, Arsenal e Brighton como as únicas equipas inglesas a somarem seis pontos, sendo que estes últimos dois não chegaram aos nove, por terem empatado a uma bola, no último sábado, no Emirates.

A equipa do neerlandês venceu em Ipswich e em Anfield, ao Brentford, com Mohamed Salah e Diogo Jota em destaque. O egípcio marcou e assistiu o português na primeira jornada, aumentando o seu recorde para 9 golos na primeira jornada da Premier League, e depois voltou a marcar na segunda partida, com assistência de Luis Díaz, que também faturou a passe de Jota.