Premier League: Arsenal contra o jejum em dia de estreia no Liverpool
Arsenal esteve forte na pré-época. Como será agora? (foto Imago)

ANTEVISÃO Premier League: Arsenal contra o jejum em dia de estreia no Liverpool

INTERNACIONAL17.08.202409:00

Primeira jornada continua este sábado com seis partidas!

Aí está o mais espetacular e rentável campeonato de futebol da Europa: a Premier League inglea. O pontapé de saída aconteceu esta sexta-feira com a realização do Manchester United-Fulham, mas para este sábado estão reservadas muitas emoções, com estreias à vista e candidatos a roubar quinto título seguido ao City de Guardiola a quererem deixar já a sua marca na corrida ao troféu.

Arsenal-Wolverhampton

Desde logo o Arsenal, segundo classificado em 2023/2024 a somente dois pontos dos citizens, e que, esta tarde, recebe a visita do Wolverhampton, que perdeu Pedro Neto para o Chelsea e que, nesta 1.ª jornada, não poderá, ainda, contar com Nélson Semedo (a cumprir castigo) e Podence está em dúvida devido a lesão.

Entre os portugueses, José Sá, Toti Gomes e o reforço Rodrigo Gomes deverão ser titulares no Emirates do norte londrino, ao passo que

Refira-se ainda que Gary O’Neil, técnico que renovou contrato com os Wolves há uma semana, anunciou que tem Matheus Cunha recuperado, embora tudo indique que o avançado brasileiro começará no banco.

O Arsenal de Mikel Arteta reforçou-se com Calafiori e mantém as unidades (Odegaard, Bukayo Saka, Saliba, Declan Rice ou Havertz) que o mantiveram na luta pelo título até ao último suspiro e avança para a atual temporada com o objetivo de conquistar um troféu que lhe foge há 21 anos. Na pré-época, recorde-se, os gunners derrotaram Lyon, Leverkusen e Manchester United e só perderam com o Liverpool.

A história está do lado dos londrinos: o Arsenal derrotou o Wolverhampton nos últimos seis confrontos entre as duas equipas e, em casa, no total de 63 duelos soma 37 vitórias (59%) e 16 empates (25%), tendo o Wolves vencido apenas 10 (16%).

ARSENAL

Treinador: Mikel Arteta

Sistema tático: 4x3x3

Onze provável: David Raya; Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhães e Oleksandr Zinchenko; Thomas Partey, Declan Rice e Martin Odegaard; Bukayo Saka, Kai Havertz e Gabriel Martinelli

Lesionados: Kieran Tierney e Takehiro Tomiyasu

WOLVERHAMPTON

Treinador: Gary O’Neil

Sistema tático: 3x5x2

Onze provável: José Sá; Matt Doherty, Toti Gomes e Yerson Mosquera; Rodrigo Gomes, Jérémy Pied, Rayan Ait-Nouri, Mario Lemina e Pablo Sarabia; Strand Larsen e Hwang Hee-chan

Lesionados: Leon Chiwome, David González e Sasa Kalajdzic

Castigado: Nelson Semedo

Ipswich-Liverpool

Momento histórico para as duas equipas em duelo este sábado: o Ipswich porque está de volta ao escalão principal de Inglaterra após 23 anos, contando no seu comando com Kieran McKenna, que, em duas épocas, conduziu a equipa a duas promoções consecutivas; e o Liverpool porque, nove anos depois, viu partir Jurgen Klopp e terá em estreia um novo treinador, o neerlandês Arne Slot, ex-Feyenoord.

Diogo Jota está em forma e marcou ao Sevilha, a 11 de agosto (Imago)

O técnico é mesmo a única grande novidade, porque as peças... estão todas lá: desde Salah, Diogo Jota, Luis Díaz ou Darwin no ataque a Van Dijk, Alexander-Arnold ou Alisson mais atrás, não há mudanças de maior numa equipa com níveis competitivos, como se sabe, sempre elevados.

West Ham-Aston Villa

Duelo interessante entre o 9.º e o 4.º classificados da última temporada, com dois treinadores espanhóis em confronto (Julen Lopetegui no West Ham e Unai Emery no Villa) e dois goleadores de luxo frente a frente: Niclas Fullkrug e Ollie Watkins.

Na última vez que se defrontaram, em março deste ano, em Londres, o resultado final foi 1-1. No total de confrontos (120), registam-se 45 vitórias dos hammers e 39 dos villagers, e ainda 36 empates. Muito equilíbrio à vista…

Newcastle-Southampton

O favoritismo está todo do lado do Newcastle, 7.º classificado da última época, na receção ao recém-promovido Southampton, equipa marcadamente jovem e que poderá sentir algumas dificuldades nesta fase inicial da Premier League.

São 106 os duelos entre os dois emblemas, dos quais 51 em St. James Park, onde os anfitriões venceram 36 vezes contra somente cinco triunfos dos visitantes.

Nottingham-Bournemouth

O Nottingham Forest, orientado por Nuno Espírito Santo e que se reforçou com o internacional português Jota Silva (ex-Vitória de Guimarães), dá o pontapé de saída na Premier League com o objetivo de conseguir a sua primeira vitória da história frente ao Bournemouth no escalão principal de Inglaterra.

Jota Silva (Nottingham Forest)

Em quatro duelos na elite, registam-se duas vitórias do conjunto de Andoni Iraola e dois empates, o último em fevereiro passado (1-1).

Everton-Brighton

Jogo equilibrado à vista no Goodison Park, onde o Everton, dos portugueses Beto, Chermiti (lesionado) e João Virgínia, procura entrar com o pé direito no campeonato. Pela frente estará o Brighton, 11.º classificado da última época e que viu Robert De Zerbi sair para o Marselha.

Em destaque neste duelo estará a ansiada estreia do mais jovem técnico de sempre na Premier League, o alemão Fabian Hurzeler que, aos 31 anos, acabou de conduzir o St. Pauli à subida à Bundesliga.

No confronto direto, as duas equipas estiveram frente a frente 25 vezes, registando-se 11 vitórias do Everton e 6 do Brighton, além de 8 empates, um deles no último desafio entre as duas (1-1), em fevereiro.