Portugueses destacam-se em Inglaterra: Gonçalo Guedes, Mateus Fernandes e Jota Silva marcam
O fulminante pontapé que resultou em golo de Jota Silva
Foto: IMAGO

Portugueses destacam-se em Inglaterra: Gonçalo Guedes, Mateus Fernandes e Jota Silva marcam

Guedes bisou, Mateus e Jota estrearam-se a marcar. Wolverhampton e Southampton avançam na Taça da Liga

O protagonismo na Taça da Liga Inglesa foi tomado de assalto por jogadores portugueses. Gonçalo Guedes bisou na vitória do Wolverhampton sobre o Burnley, Mateus Fernandes estreou-se a marcar e a assistir na vitória do Southampton frente ao Cardiff e o Nottingham Forest, treinado por Nuno Espírito Santo, teve golo de Jota Silva a fazer o gosto ao pé no empate com o Newcastle, que venceu nos penáltis.

Gary O'Neill apostou em Gonçalo Guedes, Podence e Chiquinho no onze inicial do Wolverhampton - Toti Gomes entrou aos 62' - e foi mesmo o primeiro destes a ter o maior destaque. O avançado, formado no Benfica e que passou por PSG, Valência e Villarreal, abriu a contagem aos 38', ao encostar bola cruzada por Pedro Lima.

O segundo, aos 54', fechou a contagem. Uma finalização de classe, com uma bola picada no frente a frente com o guarda-redes, a finalizar contra-ataque lançado ainda no meio-campo ofensivo do Burnley.

Se, por um lado, Gonçalo Guedes já sabia o que era marcar em Inglaterra, tal não se podia dizer de Mateus Fernandes... até esta quarta-feira. Foi o português que, aos 10 minutos, tirou um adversário do caminho para colocar o Southampton na frente.

Foi, de resto, o primeiro de uma enxurrada de golos que se viveu em Cardiff. O emblema galês, anfitrião da partida, esteve sempre atrás do resultado. Aos 21', Rubin Colwill empatou, nove minutos antes de Amo-Ameyah fazer o 2-1. Ron Edwards voltou a empatar na segunda parte, Archer fez o terceiro dos saints e Alexander Robertson empatou a três, tudo isto antes da hora de jogo. Foi preciso esperar pela compensação para James Bree, com um golaço, fazer o 4-3. Archer bisou para selar o 5-3 final.

Jota Silva aproveitou, depois do golo de Joe Willock logo no primeiro minuto, para empatar a partida para o Nottingham Forest. Ao minuto 50, o internacional português aproveitou, na sequência de um canto, para fuzilar a baliza de Nick Pope.

Um golo, contudo, que acabou por não evitar a eliminação: no desempate por grandes penalidades, o Forest perdeu por 3-4. Sangaré e Awoniyi falharam os dois últimos remates, Joelinton desperdiçou o segundo dos magpies.

Nos outros três jogos da ronda 2 da Taça da Liga Inglesa, o Brentford bateu o Colchester por 1-0, graças a golo de Lewis-Potter aos 45', Jarrod Bowen deu, aos 88 minutos de jogo, o triunfo ao West Ham sobre o Bournemouth (Evanilson jogou toda a segunda parte) e o Wycombe eliminou, também por 1-0, o Swansea. Também nos penáltis, o Wimbledon supreendeu, ao bater o Ipswich por 4-2, após empate a dois golos no tempo regulamentar.