«Portugal sai valorizado do Europeu»

Sub-19 «Portugal sai valorizado do Europeu»

NACIONAL17.07.202320:21

O selecionador nacional dos sub-19 efetuou na tarde desta segunda-feira, à chegada da comitiva da equipa das quinas ao Porto, proveniente de Malta e do Campeonato da Europa do escalão em que Portugal se sagrou vice-campeão que, mau grado o desaire diante da Itália, na final de domingo (0-1), no Estádio Ta’Qali, o balanço da campanha na competição tem de ser positivo, pela qualidade e evolução da ‘matéria prima’ a que se assistiu durante as cinco partidas dos seus comandados na prova.

«Acredito que o talento português foi muito valorizado no Europeu, e só espero que estes jogadores continuem a crescer e a atingir mais finais. O balanço [do Europeu] é extremamente positivo, e só não foi excelente… porque faltou o título», afirmou o técnico nacional, à chegada da comitiva lusa, na tarde desta segunda-feira, ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Um jogo em que a primeira meia hora, altura em que a Itália marcou, acabou por pesar. «[a equipa] ficou aquém do esperado e a equipa não foi tão competente [como noutros jogos]. Mas excesso de confiança, não: é injusto falar-se nisso, face ao ‘ADN’ desta geração e das seleções nacionais. Os jogadores entraram com vontade de vencer, mas com os pés bem assentes no chão. Respeitámos muito um excelente adversário, e o jogo foi decidido nos detalhes», considerou Joaquim Milheiro.

No balanço geral do timoneiro lusitano, mais a frio, a certeza e prova de que há muita qualidade no futebol português para os dias vindouros. «No que toca ao objetivo do processo de desenvolvimento dos atletas, traçado pela Federação Portuguesa de Futebol, estamos muito satisfeitos. Cresceram na abordagem ao jogo e sua interpretação, estão mais preparados para encarar as adversidades que vão encontrar no caminho até chegarem à Seleção A», concluiu Joaquim Milheiro.