Portugal faz o pleno na dupla jornada da Liga das Nações
Vitória em Malta por 2-0; golos surgiram apenas na segunda parte: primeiro lugar conquistado
A exibição podia e devia ter sido bem melhor, mas são mais três pontos! Portugal venceu, esta terça-feira, em Malta, por 2-0, e cumpriu o objetivo de somar 6 pontos em dois jogos no Grupo B3 da Liga das Nações e, em simultâneo, da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, que terá lugar na Suiça.
As comandadas de Francisco Neto não entraram pressionantes e permitiram algum atrevimento da equipa local, que teve o primeiro sinal de perigo, com Maria Farrugia a rematar ao lado da baliza defendida por Inês Pereira, após perda de bola comprometedora da capitã Dolores Silva no meio-campo.
O relvado sintético ia sendo mais um adversário da equipa das quinas, que ia revelando muitas más decisões técnicas. Ainda assim, as navegadoras colecionaram uma mão cheia de oportunidades, embora com remates quase sempre desenquadrados.
O único remate enquadrado foi já perto do intervalo, com Dolores Silva a atirar à figura da guarda-redes Janice Xuereb.
No arranque do segundo tempo, Portugal chegou (finalmente) à vantagem. Na sequência de um canto, Ann-Marie Said colocou o braço na bola e a juíza da partida não hesitou em assinalar grande penalidade. Na marca dos onze metros, Carole Costa, central goleadora, bateu forte e colocado e inaugurou o marcador.
Quando se esperava um maior ascendente da equipa das quinas, Janice Xuereb lesionou-se e a partida foi interrompida por largos minutos, o que quebrou, naturalmente, o ritmo da partida.
Aos 72 minutos, Francisco Neto, selecionador nacional, fez entrar Tatiana Pinto e Ana Capeta na partida e as trocas tiveram efeito imediato. Quatro minutos volvidos, Tatiana Pinto isolou Jéssica Silva, que cruzou para a finalização, ao segundo poste de Ana Capeta.
Com esta vitória, Portugal termina esta dupla jornada no primeiro lugar, com 6 pontos, mais dois que a Irlanda do Norte, que venceu (3-1), esta tarde, na deslocação à Bósnia.