Portugal entra a golear no apuramento para o Europeu sub-17
Seleção nacional recebeu e venceu a Irlanda por 4-1 na ronda inaugural do Grupo 5
Portugal entrou com o pé direito no apuramento para o Europeu de futebol sub-17. Os comandados de João Santos receberam e golearam a Irlanda por 4-1, esta quarta-feira, em partida realizada no Estádio Cidade Desportiva SC Braga.
A seleção portuguesa chegou à vantagem logo aos 16 minutos. A pressão exercida pelos comandados de João Santos obrigou o guarda-redes adverário ao erro, ao adiantar demasiado a bola depois de um atraso de um defesa. Esta ficou à mercê dos jogadores portugueses e, após uma grande confusão na área, coube ao médio João Simões atirar para o 1-0.
À passagem do minuto 30, Portugal ampliou a vantagem por Gabriel Silva, numa transição ofensiva da seleção nacional, que culminou no cruzamento de Cardoso Varela para os pés do avançado do Sporting. A vantagem de dois golos não durou muito, uma vez que, logo em seguida, a Irlanda reduziu por Mason Melia (33'). Ao intervalo, a vantagem era portuguesa.
Era de se esperar que no segundo tempo a Irlanda criasse perigo por estar apenas a perder por um golo, mas não foi o que aconteceu. Portugal continuou a pressão que já tinha apresentado na primeira parte e chegou ao 3-1 aos 51 minutos, quando Geovany Quenda cruzou para Gabriel Silva, de cabeça, fazer o bis na partida.
O 4-1 final ficou fixado aos 55 minutos por Rodrigo Mora. O médio da formação do FC Porto combinou com Quenda, trabalhou sobre os defesas adversários e atirou para o canto inferior da baliza de Joseph Collins, carimbando a goleada com um golaço. Portugal assume, assim, o primeiro lugar do Grupo 5, composto, além da Irlanda, por Croácia e Alemanha (ambos com um ponto cada).
No sábado, Portugal irá defrontar os croatas, fechando esta Ronda de Elite frente à Alemanha, no dia 26. Apura-se diretamente para o Europeu o primeiro classificado de cada um dos 8 grupos.