Portimonense goleia Marítimo: ‘Chico Banza lhe dá de pé’
Chico Banza esteve em destaque na goleada do Portimonense ao Marítimo. Foto: Portimonense SAD

LIGA 2 Portimonense goleia Marítimo: ‘Chico Banza lhe dá de pé’

NACIONAL01.09.202413:43

Música de Chefe Kamone tocou duas vezes no Portimão Estádio. Grande estreia do angolano, que bisou e assistiu na goleada dos algarvios. Paulo Vítor também marcou dois.

A mudança de treinador surtiu efeito no Portimonense e, com Ricardo Pessoa ao leme, o Portimonense venceu pela primeira vez no campeonato e com goleada (5-1). Chico Banza, avançado angolano destacou-se, numa equipa exímia no contra-ataque e que soube aproveitar os erros dos madeirenses.

A manhã foi de kuduro, no Portimão Estádio: ‘Chico Banza lhe dá de pé’, um êxito de Chefe Kamone dedicado ao avançado do Portimonense, entoou nos dois golos apontados pelo angolano - estreia em cheio – que assistiu ainda Elijah Benedict, no 3-0. O nigeriano também foi protagonista quando serviu Paulo Vítor (14) no primeiro dos algarvios, em rápido contra-ataque, lançado por Geovane, médio que esteve na base dos dois primeiros golos.

A vencer, o Portimonense baixou linhas e convidou o Marítimo a subir, para depois tentar aproveitar em contra-ataque os espaços deixados pelos insulares, o que viria a suceder com êxito.

A meio da primeira parte o Marítimo teve dupla oportunidade para reduzir, primeiro por Euller, com Jefferson Maciel a cortar em cima da linha e na recarga, Carlos Daniel atirou ao poste esquerdo.

A velocidade do Portimonense no último terço foi letal nas transições, com três setas [Chico Banza, Elijah Benedict e Paulo Vítor] apontadas à baliza de Gonçalo Tabuaço, a fazerem estragos: depois de Paulo Vítor, foi Chico Banza (43) a marcar um golaço, num chapéu com o pé direito, e em novo contra-ataque, Elijah Benedict (45+7) deu três golos de vantagem aos algarvios, antes do descanso.

Descontente, Fábio Pereira, treinador do Marítimo, fez três substituições no início da 2.ª parte e de imediato viu Martim Tavares reduzir (46). Mas não houve tempo para uma reação mais efetiva, porque pouco depois Chico Banza (53) aproveitou um erro num lançamento lateral de Pedro Empis – colocou a bola nos pés do extremo em zona proibida – e o angolano não desperdiçou para fazer o 4 a 1. Com o jogo perfeitamente controlado, ainda houve tempo para Paulo Vítor (79) também bisar, concluindo jogada envolvente dos algarvios.