Polónia-Áustria: o embate decisivo entre águias brancas e águias negras
Polónia e Aústria enfrentaram-se em 2019, na qualificação para o Euro 2021 (IMAGO / Buzzi)

ANTEVISÃO Polónia-Áustria: o embate decisivo entre águias brancas e águias negras

INTERNACIONAL21.06.202408:00

Polacos e austríacos saíram ambos derrotados na primeira jornada e só a vitória interessa para ainda sonharem com a passagem aos oitavos de final do Euro 2024

Polónia e Áustria medem forças naquele que será um jogo decisivo para ambas nesta fase de grupos do Euro 2024. Ambas com zero pontos, as águias brancas (Polónia) vão enfrentar as águias negras (Áustria), esta sexta-feira, em partida a contar para a segunda jornada do Grupo D do torneio. O Estádio Olímpico de Berlim vai ser o palco do jogo.

O histórico

A Polónia está a fazer a sua vai para a sua 5º participação na competição consecutiva no torneio. Desde 2008 que os polacos não falham uma fase final do Euro e, depois de duas participações consecutivas em que terminaram em último lugar na fase de grupos, tiveram em 2016 a sua melhor campanha onde, ao leme de Adam Nawalka, a Polónia chegou aos quartos de final, onde foi eliminada por Portugal. No Euro 2021, os polacos voltaram a ficar em último na fase de grupos.

Já a Áustria, disputa a prova pela 4º vez. A primeira participação dos austríacos foi em 2008, num Euro que sediaram juntamente com a Suíça. Em 2012, não conseguiram a qualificação para a fase final tendo regressado ao torneio em 2016. Desde então, já lá vão três participações consecutivas, nas quais o melhor resultado foi obtido em 2021, quando os austríacos chegaram aos oitavos de final e foram eliminados, nada mais nada menos, pela seleção vencedora, a Itália.

No que diz respeito a participações, Polónia e Áustria estão, como se diz na gíria, taco a taco, mas a história é outra no que diz respeito ao confronto direto entre ambas. As águias brancas e as águias negras já jogaram entre si um total de 10 partidas, nas quais se regista 5 vitórias para a Polónia, 3 vitórias para a Áustria e 2 empates.

O primeiro encontro entre ambas foi disputado em 1935, encontro esse onde foi registado o resultado mais desnivelado de um Áustria-Polónia, com as águias negras a vencerem por 5-2. Essa partida tratou-se de um amigável e foi precisamente sobre esse pretexto (jogos amigáveis) que Polónia e Áustria se enfrentaram mais quatro vezes, entre 1935 e 1994, altura em que os austríacos registaram a sua última vitória contra os polacos, por 4-3.

Foi exatamente o que acabou de ler, a Áustria não vence a Polónia desde 1994. A partir daí, registaram-se outros cinco jogos entre ambas, estes já com um caráter oficial, nos quais a Polónia venceu 3. Os encontros mais recentes entre as águias brancas e as águias negras aconteceram na qualificação para o Euro 2021.

Polónia e Áustria estavam no mesmo grupo (G) e terminaram, respetivamente, em 1.º e 2.º lugar. Nos dois jogos que ambos disputaram nesse ano, registou-se um empate e uma vitória da Polónia. Na única vez que as duas equipas se encontraram num Euro, em 2008, o jogo terminou empatado 1-1.

Polónia

A Polónia procura neste jogo a recuperação depois da partida da primeira jornada. Apesar das boas impressões deixadas, os polacos não conseguiram evitar a derrota por 2-1 contra os Países Baixos, numa partida em que até começaram em vantagem. Neste momento, só a vitória interessa para as águias brancas uma vez que a tarefa da última jornada não será fácil, já que vão enfrentar a França.

Na partida contra os neerlandeses, os polacos não puderam contar com o seu trunfo, o capitão e goleador máximo da Polónia em fases finais de Euro (5 golos), Robert Lewandowski. O avançado do Barcelona sofreu uma rutura no músculo bíceps femoral num dos jogos de preparação para o Campeonato da Europa e, apesar de ainda ter aquecido na segunda parte contra os Países Baixos, não chegou a entrar.

Agora a conversa é outra. No fim desse jogo, o selecionador da Polónia, Michal Probiertz, deu a melhor notícia possível aos adeptos polacos: Robert Lewandowski vai jogar contra a Áustria. «A reabilitação do Lewandowski está a ir na direção certa, ele está a recuperar e provavelmente jogará o próximo jogo, contra a Áustria. O mesmo acontece com o Pawe Dawidowicz. O regreso deles vai aumentar a competição dentro da equipa.»

Michal Probiertz: «Quero que façamos as duas coisas: jogar de forma agressiva, mas também jogar bom futebol»

«Obrigado à nossa equipa médica. Trabalharam até de madrugada todos os dias para que os nossos jogadores pudessem estar prontos. Para já, [Lewandowski e Dawidowicz] parecem estar bem, mas teremos de avaliar a situação depois do nosso último treino aqui em Berlim. Espero ter a mesma notícia que tive ontem: que eles podem jogar», reforçou o selecionador polaco na conferência de imprensa antes da partida.

Questionado se o jogo contra a Áustria estava a dificultar-lhe o sono, Probiertz negou: «Definitivamente não. Em geral, durmo muito bem, sobretudo quando sei que, como treinador, dei o meu melhor para preparar a equipa. Até dormi um pouco no carro quando estávamos a ir do hotel para o estádio.»

«A Áustria joga um futebol agressivo e nós teremos de fazer o mesmo. Mas, por outro lado, isso não é suficiente. Quero que façamos as duas coisas: jogar de forma agressiva, mas também jogar bom futebol. Se combinarmos estes elementos, as nossas hipóteses de ganhar serão melhores», concluiu o selecionador polaco.

Onze provável: Szczesny; Bednarek, Dawidowicz, Kiwior; Frankowski, Moder, Romanczuk, Zieliński, Zalewski; Urbanski; Lewandowski

Áustria

A Áustria está numa situação semelhante daquela em que se encontra a Polónia. Apesar da boa exibição na primeira jornada, os austríacos não conseguiram evitar a derrota, pela margem mínima, contra a poderosa e favorita França. Na memória, ficou o autogolo de Maximilian Wober, mas também o bom futebol praticado pelos comandados de Ralf Rangnick.

Há vitórias feias e depois há vitórias assim (crónica)

17 junho 2024, 21:58

Há vitórias feias e depois há vitórias assim (crónica)

Apontados como favoritos à conquista do Euro 2024, exibição dos franceses foi tudo menos convincente; austríacos foram incapazes de aproveitar oportunidades; jogo teve ainda um falhanço escandaloso de Mbappé e Griezmann a sangrar

Ralf Rangnick: «O nosso estilo de jogo não está configurado para jogar pelo o empate. Vamos jogar pela vitória»

«A essência do jogo é clara. Tem o caráter de eliminatória. Ambas as equipas têm boas hipóteses de sair com uma vitória, um empate não ajuda muito nenhum de nós. A forma como o jogo vai decorrer depende de como nos comportamos, e é nisso que estamos focados», afirmou o selecionador austríaco na sua antevisão da partida.

A possibilidade de Robert Lewandowski jogar esta partida também mereceu destaque de Rangnick: «Esperamos que ele seja titular. Ele é perigoso na área e o nosso objetivo é evitar que o maior número possível de bolas cheguem até ele. Espero que isso signifique que ele não atingirá o máximo das suas capacidades.»

«O nosso objetivo era qualificarmo-nos para a fase final. Foi o que fizemos. Agora queremos chegar aos oitavos de final e sempre soubemos que teríamos de vencer pelo menos uma, talvez duas equipas do nosso grupo para o conseguirmos. O nosso estilo de jogo não está configurado para jogar pelo o empate. Vamos jogar pela vitória», concluiu o selecionador das águias negras.

Onze provável: Pentz; Posch, Danso, Wober, Mwene; Seiwald, Laimer; Wimmer, Sabitzer, Baumgartner; Gregoritsch