Petit: «Não estamos num bom momento»
Técnico português, que deixou o Boavista a meio desta temporada, abraça a primeira experiência no estrangeiro. (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Petit: «Não estamos num bom momento»

NACIONAL25.11.202313:51

Treinador dos axadrezados reconhece fase negativa, mas garante que a paragem foi «ótima para retificar pormenores», na antevisão ao duelo diante do Arouca, a contar para a Taça de Portugal

Na antecâmara da deslocação do Boavista ao terreno do Arouca, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, Petit abordou o regresso das panteras às competições oficiais, após a paragem para compromissos das seleções: «É verdade que não estamos num bom momento, mas esta paragem foi ótima para podermos retificar alguns pormenores que não estavam bem. Deu para refletir sobre o que fizemos nos últimos tempos para podermos voltar ao nível exibicional que mostrámos no início da época. Estes quinze dias de pausa deram para melhorar o nosso processo, tanto em termos defensivos como em termos ofensivos.»

Os boavisteiros têm sido assolados por uma onda de lesões, mas o técnico de 47 anos não se escuda nas ausências: «Tivemos de mudar algumas coisas nos últimos tempos, por causa de jogadores que estiveram lesionados como o Malheiro, mas neste clube nunca nos desculpamos com as ausências», garante.

Sobre o adversário, que vai estrear Daniel Sousa no comando técnico, Petit frisa que o Arouca «não está bem no campeonato» e que o novo treinador «fez um bom trabalho no Gil Vicente na época passada».

A presença de Pedro Malheiro, associado ao Benfica nos últimos dias, nos convocados é a grande incógnita na formação do Bessa: «O Malheiro já está a trabalhar connosco e já poderá estar apto para poder jogar. Sentimos que é um jogador que nos faz falta, pois faz a diferença. Quanto ao interesse de outros clubes, isso acaba por ser natural, e é também um trabalho do coletivo. Quando o coletivo trabalha bem, sobressai o individual e foi isso que aconteceu com o Malheiro», sublinha.

Benfica avança para Pedro Malheiro

14 novembro 2023, 11:22

Benfica avança para Pedro Malheiro

Reunião na semana passada com Boavista acelerou processo; lateral-direito poderá reforçar o plantel na reabertura de mercado

O jogo em Arouca pode ser especial para Seba Pérez, que espreita o 100.º jogo oficial pelas panteras. Acerca do capitão, Petit destaca que é um jogador «com muita qualidade»: «O Seba é um jogador com muita qualidade que já está cá há algum tempo. Chegar aos 100 jogos pelo Boavista é um feito notável. Ele é uma referência no balneário e é um jogador muito importante para nós. Se é um jogador ‘à Petit’? Não sei, são tempos diferentes.»

Para já, as aspirações do Boavista na Taça de Portugal resumem-se ao «jogo a jogo», apesar da importância histórica da prova no palmarés dos axadrezados: «Queremos sempre chegar o mais longe possível. O clube já ganhou várias vezes a Taça, mas estamos agora num momento diferente. A nossa ambição é passar jogo a jogo tentar chegar o mais longe possível na competição, sendo que vamos agora jogar com um Arouca que, como qualquer equipa, também quer ganhar. Neste caso, tambémquer reagir ao momento que atravessa, mas nós temos de olhar para a nós, e sinto a equipa confiante e a querer ultrapassar este momento menos bom do campeonato e da época.»

«Sendo um jogo a eliminar, é sempre diferente do campeonato. Neste caso, nós não sabemos como poderá jogar o Arouca, pois este novo treinador jogava de forma diferente no Gil Vicente e fomos analisar o que ele tinha trabalhado lá. Mas o foco tem de ser sempre mais em nós, e no que podemos melhorar. Temos de ser inteligentes e saber controlar o jogo, os momentos em que temos de ter mais a bola ou acelerar. Esperamos um jogo difícil e queremos muito regressar às vitórias. Foi para isso que trabalhámos neste últimos quinze dias em que senti a equipa a querer reagir e nesse aspeto esperamos dar uma boa resposta amanhã em Arouca», concluiu.

A partida está marcada para este domingo, às 20 horas, no Estádio Municipal de Arouca.