'Pêra' de Bruno Lourenço cai da Pereira de Gabriel (crónica)
Deu empate o duelo entre panteras e galos, realizado na tarde deste sábado, no Estádio do Bessa. (Foto: ESTELA SILVA/LUSA)

Boavista-Gil Vicente, 1-1 'Pêra' de Bruno Lourenço cai da Pereira de Gabriel (crónica)

NACIONAL04.05.202418:55

Golaço do médio deu vantagem às panteras…; ... mas penálti desperdiçado hipotecou triunfo; defesa-central dos gilistas selou o empate

Com o pé esquerdo deu… com o pé esquerdo tirou. Assim pode ser definida a tarde agridoce de Bruno Lourenço. O médio-ofensivo começou por pintar uma verdadeira obra de arte, com o golaço que apontou ao minuto 28 – remate do meio da rua, em jeito, fazendo a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza contrária -, mas borrou essa mesma pintura já na reta final do desafio: aos 75 minutos, chamado à cobrança de um pontapé de penálti (a castigar falta de Felipe Silva sobre Sasso), o camisola 8 dos axadrezados rematou ao meio da baliza e permitiu a defesa de Andrew que… praticamente nem se mexeu.

Por entre estes dois momentos houve, naturalmente, mais para contar. Porque do outro lado esteve um Gil Vicente personalizado e que, desde a chegada de Tozé Marreco ao comando técnico, tem vindo em crescendo de forma. O que se tem traduzido na conquista de pontos: cinco em nove possíveis. O jovem treinador, em estreia absoluta na Liga, continua imbatível…

Depú e Murilo até deram os primeiros sinais de perigo dos gilistas, mas foi Gabriel Pereira, pouco tempo depois do golo de Bruno Lourenço, que teve astúcia para empatar: livre da esquerda de Félix Correia, desvio de Murilo para a zona de conflito e o defesa-central, à entrada da pequena área, encostou para o fundo das redes.

Na etapa complementar, e quando se pensava que o jogo poderia partir, o duelo ficou mais… amarrado. As defesas superiorizaram-se sempre aos ataques e, exceção feita ao tal lance do penálti desperdiçado por Bruno Lourenço (ou, em bom rigor, superiormente defendido por Andrew), as situações de perigo foram uma raridade.

O Gil Vicente está salvo da descida direta – apenas terá de preocupar-se em não cair em lugar de play-off -, o Boavista ainda tem mais problemas por resolver…