Pedro Coelho: «O nosso intuito é dignificar o presente e o futuro do clube»
Treinador do Sporting fez a antevisão do jogo com o Arsenal, para a Youth League, amanhã, terça-feira, em Alcochete (13h00)
Com a transição de João Pereira para o comando técnico da equipa principal, coube a Pedro Coelho assumir o leme da equipa B. Amanhã, diante do Arsenal, o treinador fará a sua estreia na Youth League.
«De facto é o meu primeiro jogo na Youth League, mas trata-se de um processo de continuidade, já é a segunda vez que participo nesta competição pela Sporting. Acho que, acima de tudo, o importante é desejar boa sorte à equipa técnica na equipa principal e uma palavra à Administração por reforçar a confiança que teve com todos nós. A minha oportunidade aqui é apenas um momento de continuidade, da mesma forma que antes estávamos nos sub-23 e agora estamos aqui. Tive a oportunidade de começar nos sub-13 com a geração de 2002 e trabalhar com jogadores como Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Tiago Tomás, que felizmente chegaram e foram campeões pela equipa A. Tem sido um percurso muito bom, com muitas aprendizagens. O Sporting, pessoalmente, é como uma casa para mim porque estou aqui mesmo há muitos anos e ajudou muito na minha preparação enquanto treinador, enquanto homem», começou por dizer, em conferência de imprensa.
«O nosso intuito é dignificar o presente e o futuro do clube, com a qualidade que temos, não só da parte dos jogadores como também de todas as equipas técnicas, a trabalhar para o mesmo objetivo que é a formação dos jogadores. E esta competição, sendo o presente e o futuro, temos uma missão muito grande, uma grande atitude e responsabilidade de representar o Sporting, de ter não só uma forma de estar dentro do campo digna, com os nossos princípios e valores, para podermos estar mais próximos de vencer, mas, acima de tudo, para poder formar jogadores para a equipa profissional. O Arsenal é uma equipa com muita qualidade individual, uma forma de estar dentro do campo muito parecida à equipa A, muitos jogadores a treinarem regularmente na equipa A», analisou.
Questionado sobre qual foi a principal dificuldade na preparação do encontro com os gunners, Pedro Coelho foi sintético: «O mais importante para mim é que eu já conheço todos os jogadores, toda a equipa técnica. Muitos deles já estavam connosco nos sub-23. De uma forma pessoal, já acompanhei todas as preparações dos últimos quatro jogos, portanto, estive por dentro de todas as decisões que foram tomadas na preparação do jogo.»
Sobre relação com a equipa técnica de João Pereira, revelou que é muito próxima: «O mais importante será sempre que nós, deste lado, preparamos os jogadores para equipa A. É muito importante que os jogadores que temos de idade juvenis que podiam estar a competir na Youth League já estarem na Champions League. Abre portas para outros jogadores que poderiam aparecer e estarem mais próximos e melhor preparados. A relação mantém-se com a equipa técnica profissional já tem dois anos de forma mais próxima.»
Emanuel Mendonça está de regresso aos treinos, mas ainda não é certo que seja utilizado com o Arsenal, assim como o capitão Afonso Moreira. E quanto à disponibilidade de João Simões e Henrique Arreiol, que se estrearam pela equipa principal na Taça de Portugal, diante do Amarante, o treinador não quis levantar a ponta do véu: «Vamos ver, não quero estar a interferir no que possa ser a convocatória para a Champions [risos].»