Paulo Sousa espreita novo recorde e estreia do sobrinho… do presidente

Salernitana Paulo Sousa espreita novo recorde e estreia do sobrinho… do presidente

INTERNACIONAL03.06.202312:57

Depois de atingir o máximo de pontos (42) da Salernitana no escalão máximo do futebol italiano, Paulo Sousa prepara-se para bater mais um recorde pelo clube. Caso marque frente à Cremonese, a equipa de Salerno passará a ser a primeira na história da Serie A a fazer golos em 13 jornadas consecutivas.

Na realidade, desde que Paulo Sousa assumiu o comando técnico da equipa, a 16 de fevereiro, a Salernitana só não marcou em dois dos 15 jogos disputados: na derrota em casa com a Lazio (0-2), no jogo de estreia do técnico português, e no empate sem golos no terreno da Sampdoria.

A chegada de Paulo Sousa revitalizou uma equipa que parecia condenada a regressar aos escalões secundários. Além de afastar o ‘fantasma’ da despromoção – distanciou-se (de 4 para 11 pontos) da ‘linha de água’ -, a Salernitana também conseguiu bater o pé aos ‘grandes’ (empatou com Inter, Milan, Nápoles, Fiorentina e Roma) do futebol italiano, logrando, ao mesmo tempo, valorizar jogadores e recuperar o entusiasmo dos adeptos em torno da equipa.

Falta conseguir, na derradeira jornada, a primeira vitória fora de portas diante de um adversário já ‘condenado’ à descida, ainda que a Salernitana se apresente em Cremona com muitas baixas. Paulo Sousa não pode contar com os guarda-redes Luigi Sepe e Vincenzo Fiorillo, os defesas Federico Fazi, Matteo Lovato e Dylan Bronn, o médio Tonny Vilhena e os avançados Diego Valencia e Boulaye Dia, sendo este último goleador máximo da equipa e terceiro melhor marcador da Serie A, com 16 golos.

Ausências colmatadas com muitos jogadores das camadas jovens, abrindo, por exemplo, a porta do ‘onze’ para Antonio Iervolino, médio de 20 anos que é sobrinho do presidente do clube, Luciano Corradi, que pode fazer o primeiro jogo a titular, isto depois de se estreado (entrou aos 85’) na vitória sobre a Udinese, na penúltima jornada.