Paulo Fonseca recruta analista do Estoril para o Milan
Nélson Diogo Duarte (primeiro à direita na fila de cima) junto à restante equipa técnica de Vasco Seabra no Estoril. Foto: Estoril Praia SAD.

Paulo Fonseca recruta analista do Estoril para o Milan

NACIONAL20.06.202413:04

Recém-contratado pelos 'rossoneri', técnico português 'pesca' elemento para o seu staff no emblema da Amoreira; boa relação com Vasco Seabra facilitou o processo, que decorreu com toda a correção

Os últimos anos têm mostrado o Estoril como uma verdadeira montra de talento que, época após época, revela jogadores para patamares superiores através da revelação de valores até então pouco conhecidos – Matheus Nunes, que representa Portugal no Euro 2024, ou André Franco, que figura no plantel do FC Porto, são disso exemplo – ou empréstimos de jovens como Tiago Gouveia, Daniel Bragança ou Mateus Fernandes, que regressam a emblemas de grande dimensão do futebol nacional como Benfica e Sporting, respetivamente.

Todavia, não apenas os futebolistas geram cobiça no mercado e os próximos dias serão claro exemplo disso: o próximo elemento da estrutura do Estoril a saltar para um gigante será, sabe A BOLA…um analista, mais precisamente Nélson Diogo Duarte, homem de confiança de Vasco Seabra, que já acompanha desde 2020, altura em que o técnico orientava o Boavista, e especialista na análise de informação qualitativa e quantitativa de data (dados) que não chegará a cumprir um ano ao serviço do emblema da Linha de Cascais.

Este responsável pela análise de performance tem agora pela frente uma oportunidade aliciante. De treinador em treinador português, Nélson Duarte deixará Vasco Seabra – e, consequentemente, a Amoreira - para passar a trabalhar no staff de Paulo Fonseca, que requisitou a sua contratação para o acompanhar rumo ao Milan, numa saída que será pacífica tendo em conta a correção e lisura demonstrada entre todas as partes envolvidas face à proximidade e amizade existentes entre os dois treinadores.

Nélson Diogo Duarte (primeiro a contar da esquerda), junto da restante equipa técnica de Vasco Seabra no Estoril. Foto: Estoril Praia SAD.

Apesar de se encontrar fora do País desde há vários anos a esta parte, o técnico dos rossoneri continua muito atento à realidade nacional. Paulo Fonseca é, por isso, conhecedor profundo do trabalho da equipa técnica liderada por Vasco Seabra e, mais particularmente, de Nélson Duarte, tendo por isso contactado o sue colega de profissão e amigo e, posteriormente, a administração do Estoril para solicitar a desvinculação deste elemento da equipa técnica dos canarinhos.

Um nome pouco conhecido, mas com uma carreira que já impressiona, especialmente tendo em atenção que apenas conta 32 anos de idade, tempo suficiente para não somente já ter trabalhado com Vasco Seabra nas últimas quatro temporadas ao serviço de Boavista, Marítimo e, até agora, o Estoril, mas ainda duas temporadas como analista integrado na equipa técnica de Sérgio Conceição no FC Porto entre 2018 e 2020, destaque de um percurso em ascensão.

Agora a caminho de Milão, o analista iniciou a carreira profissional nos escalões de formação do Boavista, cumprindo em seguida duas temporadas no Gil Vicente, quando os galos ainda militavam na Liga 2.