Paulo Fonseca: «Ganhar a Conference League não é tão difícil como ganhar a Liga dos Campeões»
Treinador do Lille aborda o sonho de terminar a temporada com um trófeu europeu; deixa um reparo sobre a diferença «absurda» de investimento entre os 3 grandes e as restantes equipas em Portugal; revela que o Sporting é a equipa que mais o atrai
A cumprir a segunda temporada ao serviço do Lille, Paulo Fonseca mostra-se cauteloso sobre uma possível conquista europeia na presente época. «É uma fasquia demasiado alta, mas não há impossíveis. Honestamente, penso que ganhar a Conference League não é tão difícil como ganhar a Liga dos Campeões, mas é difícil porque há equipas melhores que a nossa», destacou o técnico da equipa gaulesa, que esteve hoje presente no congresso do 'TransferRoom', no Estoril.
No 4.º lugar da tabela com 20 pontos, a quatro de lugar de entrada direta na 'Champions' e a sete do líder PSG, Paulo Fonseca destaca a competitividade do campeonato gaulês. «As melhores equipas perdem pontos com as mais fracas, o que não acontece cá em Portugal. Há 10 equipas que querem chegar à Europa e que investiram muito mais que o Lille. Agora, tenho um grupo de trabalho muito ambicioso e estamos a viver um bom momento e queremos dar continuidade», disse o técnico de 50 anos, deixando um reparo à Liga portuguesa: «A nível organizacional, o campeonato está melhor. O problema está na falta de capacidade financeira dos clube portugueses em tornar a Liga mais competitiva. A diferença de investimento entre os três grandes e os restantes é absurda! Os clubes mais pequenos promovem e vendem muitos jogadores para o estrangeiro com orçamentos reduzidos.»
Atento ao campeonato nacional, Paulo Fonseca antecipa uma luta aguerrida pelo título de campeão. «No fim, serão quatro equipas a discutir o topo. O SC Braga tem vindo a diminuir as distâncias para os três grandes, mas está a jogar a Liga dos Campeões e acredito que seja complicado gerir estes momentos. As equipas do Sérgio Conceição lutam sempre até ao final e o Benfica está carregado de talento. Vi ontem o dérbi e não tenho problemas em dizer que em termos de jogo, o Sporting é a equipa que mais me atrai. Acredito que eles este ano estão mais próximos de lutar com o Benfica e o FC Porto.»
Paulo Fonseca conta com passagens na carreira por 1.º Dezembro, Odivelas, Pinhalnovense, Desp. Aves, Paços de Ferreira, FC Porto, SC Braga, Shakhtar Donetsk e Roma.