Polónia Para Fernando Santos, 4x3x3 já só há nos matraquilhos
Contra a Alemanha, em jogo particular na sexta-feira, Fernando Santos montou a Polónia num esquema de três centrais, um 5x3x2 defensivo que ajudou a conseguir a segunda vitória em 22 jogos contra os germânicos. Esta terça, na Moldávia, no Grupo E de apuramento para o Europeu, será seguramente diferente. «Em termos estratégicos são jogos opostos, quem tem de mandar no jogo é a equipa polaca. Vamos jogar a maior parte do tempo no meio-campo adversário, o que teremos de fazer é diferente. Somos nós que temos de ter mais bola, somos nós que temos de encontrar caminho para a baliza adversária, somos nós que vamos procurar encontrar espaços», disse o antigo selecionador português, que não quis falar dos sistemas táticos. «Isso do 4x3x3 ou do 5x4x2 são números, não existe mais, só nos matraquilhos», acrescentou em português, fazendo o gesto com as mãos para ajudar na tradução...
«Temos de olhar para a equipa da Moldávia com o mesmo respeito com que olhámos para a Alemanha, o que não significa ter medo», alertou ainda Fernando Santos, que deixou outro aviso: «Os jogadores sabem que não há favoritos e os jogos têm de ser ganhos no campo.»
O guarda-redes Wojciech Szczesny também abordou as críticas da imprensa ao futebol defensivo da Polónia: «Sei que nos últimos anos, mesmo em jogos que vencemos o estilo de jogo da seleção não foi particularmente ofensivo e que o nosso futebol não tem sido bonito de se ver. Como jogador, o que me interessa é o resultado. Acho que temos potencial para jogar melhor, mas nada acontece de repente.»