Palmeiras vence o Fluminense e tem uma mão no troféu de campeão
A equipa de Abel Ferreira vence em casa o Fluminense e apenas um milagre tiraria o ‘Verdão’ do topo do campeonato; Flamengo também vence e não descola do líder
O Palmeiras recebeu e venceu o Fluminense por 1-0 num jogo em que o campeão da Libertadores jogou quase toda a segunda parte com menos um jogador. O único golo da partida foi marcado por Breno Lopes, que ainda teve outros dois golos anulados, ao minuto 30. O jogador expulso foi Lucas Justen, que fazia a sua estreia pela equipa principal, e viu o cartão vermelho direto ao minuto 54, após a intervenção do VAR. O resultado permaneceu assim e apenas uma goleada (sua ou dos seus adversários) poderá tirar o bicampeonato a Abel Ferreira.
O Flamengo também venceu em casa o Cuiabá e não descola do líder, tendo ainda possibilidades de se sagrar campeão: tem de golear no último jogo e esperar que o Palmeiras perca com o Cruzeiro. O primeiro golo da partida foi logo aos seis minutos, Luiz Araújo marcou após assistência de Gerson, e mesmo antes do intervalo, Pedro cabeceia para alargar a vantagem da equipa de Tite, com cruzamento de Arrascaeta. Na segunda parte Clayson ainda fez o golo da consolação dos visitantes, através de uma grande penalidade. Este encontro foi marcado por ser o último jogo de Filipe Luis no Maracanã, que se vai despedir dos relvados no próximo dia 7 de dezembro, quando o Flamengo jogar com o São Paulo.
Fim das partidas!
Palmeiras 1-0 Fluminense
Flamengo 2-1 Cuiabá
88' - Grande oportunidade para o Palmeiras! Defesa de Fábio e na recarga Fabinho não consegue acertar na baliza.
79' - Golo do Cuiabá! Clayson marca de grande penalidade, após falta do jogador do Flamengo!
55' - Expulsão para o Fluminense! Lucas Justen, que estava a fazer a sua estreia pelos forasteiros, vê o cartão vermelho após uma entrada muito dura em Joaquin Piquerez!
48' - Grande oportunidade para o Palmeiras! Endrick aparece praticamente isolado à frente da baliza do Fluminense, mas remata ligeiramente ao lado.
Intervalo nas partidas!
Palmeiras 1-0 Fluminense
Flamengo 2-0 Cuiabá
45+4' - Golo do Flamengo! Cruzamento de Arrascaeta e Pedro aparece para cabecear! Golo do avançado que alarga a vantagem para a equipa de Tite!
41' - Mais um golo anulado para o Palmeiras! Breno Lopes outra vez a ver um golo seu a ser anulado, desta vez porque a bola saiu de campo antes do cruzamento de Marcos Rocha.
30' - Golo do Palmeiras! Desta vez conta! Ataque rápido da equipa da casa com recuperação de bola de Endrick, grande assistência de Zé Rafael e Breno Lopes inaugura o marcador!
24' - Quase golo do Palmeiras! Num cruzamento de Raphael Veiga, desviado por um jogador do Fluminense, a bola vai ao poste da baliza de Fabio.
17' - Golo anulado para o Palmeiras! Bela jogada individual de Endrick, que passa sozinho pela defesa do Fluminense e assiste Breno Lopes, mas a jogada é anulada pelo VAR, pelo jovem avançado ter tocado com a mão na bola no início da jogada.
6' - Golo do Flamengo! Luiz Araújo marca para a equipa da casa! O brasileiro apanha a bola perdida dentro da grande área e dispara para o fundo das redes!
3' - Grande oportunidade para o Fluminense! Boa defesa de Weverton após remate de John Kennedy.
1' - Grande oportunidade para o Palmeiras! Breno Lopes, completamente isolado na área, remata por cima após um cruzamento rasteiro.
Começam as partidas!
Palmeiras-Fluminense
Flamengo-Cuiabá
Os escolhidos por Abel Ferreira:
A equipa do Fluminense:
O onze do Flamengo:
A equipa do Cuiabá:
Boa tarde! Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Grêmio e Atlético Mineiro ainda estão todos na luta pelo Brasileirão com apenas duas jornadas para acabar. O Palmeiras recebe o Fluminense e o Flamengo o Cuiabá, ambos às 19h, enquanto que os restantes encontros serão jogados pelas 21h30: o Botafogo recebe o Cruzeiro e o Grêmio o Vasco.
A equipa de Scolari venceu ontem o São Paulo, o que significa que não é possível que Abel Ferreira se sagre campeão hoje. Mesmo assim, caso vença o vencedor da Libertadores, será muito complicado que o treinador português não se torne bi-campeão, porque o Palmeiras ficaria com mais três pontos do que qualquer adversário com um jogo restante.
No campeonato brasileiro, em caso das equipas acabarem com os mesmos pontos, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias e só depois a diferença de golos. O Palmeiras tem mais uma vitória que as restantes equipas e tem também a maior diferença de golos, o que significa que (se vencer) pode ser campeão na última jornada mesmo com uma derrota.
Acompanhe em direto a penúltima jornada do Brasileirão, com cinco equipas ainda na disputa pelo título de campeão!