Otamendi fica no Benfica

NACIONAL08.11.202421:37

Benfica não quer deixar sair defesa. E o capitão dos encarnados também quer acabar a época na Luz. Argentinos insistem no interesse do River Plate

Nicolás Otamendi vai ficar no Benfica até ao fim da época. O defesa-central e capitão dos encarnados, 36 anos, vai cumprir o contrato que acaba a 30 de junho. Não apenas o Benfica quer mantê-lo e, por isso, não abrirá mão dele, como o campeão do mundo só está interessado em ficar na Luz.

Nos últimos dias voltaram a circular rumores, na Argentina, que indicavam a possibilidade de Otamendi voltar ao país, em janeiro, para jogar no River Plate, mas isso não acontecerá.

Mantém-se o que disse o capitão dos encarnados, a 14 de outubro, numa entrevista à ESPN argentina. Otamendi foi questionado, então, sobre se poderia jogar no River Plate e respondeu: «Nunca se sabe, mas ainda tenho esta época de contrato com o Benfica. Por respeito ao clube, estou sempre focado cá [no Benfica] e, quando acabar contrato, logo se verá. Não quero criar ilusões às pessoas do River. Sabem que sou adepto do clube e vejo todos os jogos. Além disso, tenho uma relação muito boa com os dirigentes e a verdade é que não sei. Deus dirá o que vai acontecer depois de acabar contrato.»

Nada mudou, entretanto, em relação ao futuro mais próximo de Otamendi. Quanto ao que acontecerá no final da época, como reconheceu o internacional argentino, nada está decidido.

Otamendi chegou à Luz em 2020, proveniente do Manchester City, por €15 milhões — Rúben Dias fez o caminho inverso, com os ingleses a pagar €68 milhões pela transferência.

O campeão do mundo argentino rapidamente ganhou o respeito de quem trabalha diariamente com a equipa e a braçadeira de capitão. «O tempo nada me diz. Escolho sempre um jogador novo. De todos os que chegaram só podiam ser Otamendi ou Vertonghen, pela experiência. Otamendi fala português. Vai continuar a ser um dos cinco capitães», justificou Jorge Jesus, então treinador do Benfica.

Otamendi, na quinta época na Luz, soma 191 jogos pelos encarnados. Antes do início da temporada, Rui Costa autorizou a presença de Otamendi nos Jogos Olímpicos, como prémio de carreira, mas também por saber que poderia contar com o capitão. «Não é uma questão de privilégio, mas cedemos ao pedido de um atleta que ganhou tudo na carreira e a quem falta esta conquista, que tem esta ambição, a idade que tem, e, portanto… sabemos o profissional com que estamos a lidar e entendemos que deveria ir aos Jogos Olímpicos», explicou, em julho, o presidente dos encarnados.

Esta época, Otamendi é o terceiro mais utilizado do plantel (1085'), atrás de Carreras (1269') e Trubin (1260').