16 julho 2024, 11:11
Southgate deixa seleção de Inglaterra
Dois dias depois de perder a segunda final de Euro, treinador deixa a seleção
Inglês abandonou o cargo de selecionador de Inglaterra, após duas finais perdidas consecutivas em Europeus, e são muitos os treinadores a serem ligados ao cargo
Praticamente oito anos depois, Gareth Southgate abandonou o cargo de selecionador inglês, esta terça-feira, após ter sido novamente finalista vencido em Europeus consecutivos.
Desta vez foi a Espanha quem derrotou a Inglaterra e o técnico, apesar da confiança demonstrada publicamente pela federação e pelos seus jogadores, decidiu demitir-se.
16 julho 2024, 11:11
Dois dias depois de perder a segunda final de Euro, treinador deixa a seleção
São muitos os nomes que a imprensa inglesa aponta para suceder ao treinador de 53 anos, alguns nacionais e outros internacionais, mas todos que trabalham ou já trabalharam na Premier League.
Um dos primeiros a ser mencionado foi Eddie Howe, técnico do Newcastle, que esteve mais de uma década no Bournemouth e atualmente treina os magpies desde 2021. No ano passado, conseguiu mesmo um regresso à Liga dos Campeões, embora tivesse terminado em último do grupo, e esta última temporada ficou a três pontos de apuramentos consecutivos para a Europa. No entanto, o clube já veio dizer que vão resistir a uma possível abordagem da Federação Inglesa.
16 julho 2024, 16:49
Treinador tem sido apontado como sucessor de Gareth Southgate na seleção inglesa
Outro candidato inglês ao cargo é Graham Potter, que foi despedido do Chelsea há mais de um ano e que continua desempregado. Durante a sua carreira foi muitas vezes referenciado pelos jornalistas como um treinador que utiliza «métodos progressistas e muito pouco convencionais».
Se Potter não teve carreira fantástica como jogador, há no lote de convocados quem tenha brilhado na seleção, como Steven Gerrard, que depois do Rangers e Aston Villa dirige agora o Al Ettifaq da Arábia Saudita. Ou outro médio de eleição, Frank Lampard, referência do Chelsea que se encontra sem clube.
Por fim, uma das opções menos sonantes, mas também mais credíveis, é Lee Carsley, selecionador dos sub-21, que venceu o Campeonato da Europa dessa categoria, no ano passado. Cole Palmer, Anthony Gordon, Conor Gallagher são alguns dos jogadores que treinou na formação, tendo a vantagem de conhecer como poucos os jogadores mais jovens, o que poderia assegurar uma transição tranquila.
Nas lista há também treinadores estrangeiros e aí estão alguns dos melhores do mundo. Desde logo referências a José Mourinho, mas também a outros técnicos que tiveram trabalham importante na Premier League.
Pep Guardiola e Jurgen Klopp também estão a ser ligados ao cargo, apesar do espanhol ter contrato com o Manchester City até ao final desta temporada e do alemão ter deixado o Liverpool para ter um ano longe do futebol.
Thomas Tuchel, que saiu do Bayern no final da última temporada e que já passou pelo Dortmund e Chelsea, ainda não tem clube para esta época e, portanto, também é mais uma opção para a federação inglesa, até pela Liga dos Campeões que venceu com os londrinos.
Por fim, Pochettino, que chegou a uma rescisão mútua com os Blues, e Ante Postecoglou, que está a fazer um bom trabalho no Tottenham, são os mais recentes nomes a serem colocados na linha de sucessão a Southgate, apesar do australiano estar focado atualmente nos Spurs.