Os detalhes que explicam porque Bernardo Silva falhou o penálti

Os detalhes que explicam porque Bernardo Silva falhou o penálti

INTERNACIONAL18.04.202413:31

Terão sidos os próprios adeptos a desconcentrar o português do City na hora do desempate da marca dos 11 metros frente ao Real Madrid

Bernardo Silva saberá como se deitou na última quarta-feira e como acordou esta quinta. Bem afastado das redes sociais, espera-se, com centenas de memes que gozam com a forma como falhou o penálti – ou permitiu a defesa Lunin. Mas terão sido os próprios adeptos do Manchester City a sabotar o seu jogador?

O jornal The Athletic faz um exame detalhado ao desempate, desde que o capitão Kyle Walker escolheu a baliza norte do Etihad, a mais afastada dos adeptos do Real Madrid. Depois de Alvarez ter marcado, Ederson defendeu remate de Modric e, frustrado - ou consciente com tantos anos de experiência? -, o croata rematou a bola para a bancada.

Incrivelmente não havia mais nenhuma bola e aquela ficou largos segundos entre os adeptos. Bernardo aproximou-se e nada de bola. Terá sido isso o suficiente para o desconcentrar? Cerca de 40 segundos terão passado. E foi Bernardo quem foi buscar a bola à linha de fundo. O tempo médio entre cada penálti era de 36 segundos, no caso de Bernardo foi de 1 minuto.

O resto já se sabe: Bernardo rematou ao meio e Lunin não se chegou a atirar – agarrou a bola como se fosse um passe. A realização passou a Modric, que beijou os punhos aliviado.

Soube-se depois que Kepa, o guarda-redes suplente, deu dicas a Lunin e uma delas terá sido que Bernardo atira ao meio. Já o tinha batido assim em 2019.

O site GiveMeSport alinha na mesma teoria: a 'gracinha' dos adeptos em demorar a devolver a bola prejudicou a concentração do português.

Frustração de Bernardo Silva entre os companheiros do City (Imago)

Os antigos jogadores Joleon Lescott e Rio Ferdinand alinharam por esta teoria em comentário no canal TNT Sport.

«Isso [o atraso na reposição da bola] tê-lo-á desconcentrado. É possível treinar rotinas, a técnica, a forma como vais à marca de penálti, mas isto é algo para que não nos preparamos, a bola estar no meio da multidão», disse Scott, com Ferdinand a acrescentar que foram 40 segundos.

Lescott de novo: «Isso é muito tempo. Pode não parecer, mas é muito tempo quando se está ali à espera e se pensa: ‘Agora mudo de posição, mudo o remate?’ E de repente sai um remate fraco.»

«Foi uma pena, porque foram os adeptos da casa a atrasar o penálti», concluiu Ferdinand.