Avançado fez o 1-0 que começou a desenhar a vitória, guarda-redes foi o garante da segurança que permitiu ao Nacional arrecadar três pontos
O melhor em campo: Lucas França (7)
A segurança de Lucas França entre os postes foi crucial para o Nacional segurar a vantagem construída na primeira parte. O guarda-redes brasileiro ergueu muralha que os açorianos foram incapazes de penetrar e a defesa aos 90+4 a cabeceamento de Sérginho, já depois de ter negado na primeira parte (22') golo a Gabriel Silva, tornou-o a figura do jogo.
O jogo pareceu que não ia começar bem para o Nacional quando logo no primeiro lance do jogo Wilson entregou a bola a Gabriel Silva perto da área do Nacional. Nervosismo dos minutos iniciais, que pouco depois passou quando os colegas começaram a desenhar o caminho para a vitória.
Garcia oscilou um pouco e cometeu um par de erros, sem consequências de maior, mas compensou com o cruzamento para o 1-0 de Tomich, que por culpa própria não conseguiu bisar já perto do final do primeiro tempo. Luís Esteves viu Gabriel Batista negar-lhe o golo aos 39'.
Rúben Macedotambém esteve em bom plano, não perdoou da marca dos 11 metros, valendo o 2-0 aos 13', e ainda tentou a sorte aos 78', após belo trabalho na área açoriana. Butzke teve chance aos 90+3', mas a bola desviou num adversário e impediu o 3-0 dos madeirenses. Dudu, que rendeu o esforçado e depois espremido Nigel Thomas, agitou um pouco lá na frente e defendeu bem lá atrás.
Nacional volta a vencer Santa Clara na Choupana 21 anos depois; equipa de Tiago Margarido já respira melhor com segunda vitória na Liga; encarnados de Ponta Delgada falharam assalto ao quarto lugar