Transição em marcha: treinador da equipa B já trabalha na sucessão de Rúben Amorim. Os nomes dos que o podem acompanhar
Enquanto Rúben Amorim não sai para o Manchester United, João Pereira treina a equipa B do Sporting mas prepara igualmente a nova etapa como sucessor do treinador da equipa A. E é hora de fazer contas a quem o podem acompanhar nesta transição, desde logo os adjuntos que com ele trabalham mais proximamente: Tiago Teixeira, António Calça e Pina e José Caldeira.
Jogadores da equipa A dos leões consideram o nome do treinador da equipa B como a melhor opção para pegar na equipa; focados na luta pelo bicampeonato; técnico já prepara a mudança
Não está ainda definitivamente definido quem vai trabalhar com João Pereira na ala profissional da Academia Cristiano Ronaldo, mas sabendo-se que Rúben Amorim vai levar para Manchester os adjuntos Carlos Fernandes e Adélio Cândido, que trabalham com ele desde os tempos do Casa Pia, e também Emanuel Ferro, técnico ligado ao Sporting desde 2015 e que fará também a transição, além do treinador de guarda-redes Jorge Vital e o cientista do desporto Carlos Barreira, será provável que os três homens de confiança façam a transição.
TIAGO TEIXEIRA
Tem 42 anos e é o treinador adjunto principal de João Pereira na equipa B do Sporting. Chegou aos leões em 2022/2023 para a equipa de sub-23, também com Pereira. Natural de Setúbal, começou a carreira de treinador como adjunto no Comércio e Industria. Foi 'scout' do Barcelona.
Tiago Teixeira é o adjunto principal na equipa B e sem Emanuel Ferro poderá ser ele a entrar na ficha de jogo como treinador, uma vez que João Pereira ainda está a frequentar o curso e por isso ainda não pode constar na mesma como técnico principal. Há no entanto também quem aponte Teixeira como um possível novo treinador da equipa B, situação que será definida nos próximos dias, mas o certo é que é um dos elementos mais próximos de João Pereira e não deixará de ser natural que o acompanhe.
ANTÓNIO CALÇA E PINA
Aos 26 anos é um dos elementos de confiança de João Pereira. Com Tiago Teixeira divide o treino ofensivo e defensivo da equipa B. Também está na Academia desde 2022/2023, quando chegou para os sub-23. Mas em 2019/2020 já tinha sido 'scout' do emblema leonino.
Com Teixeira, assume António Calça de Pina na equipa B a divisão entre o treino ofensivo e o defensivo. Por isso, mais um elemento fundamental na equipa secundária, que tem ainda em José Caldeira o homem forte para as bolas paradas. Por isso são três nomes a ter muito em conta nesta transição.
JOSÉ CALDEIRA
Alentejano de Campo Maior, tem 30 anos e é o responsável pelo treino das bolas paradas da equipa secundária dos leões. Está no Sporting desde 2016 e também trabalha com João Pereira desde 2022/2023. Começou no Campomaiorense e passou por Juv. Évora e Eléctrico.
JUNTO DE RÚBEN AMORIM
Na conferência de imprensa desta quinta-feira (ver páginas 10 e 11), Rúben Amorim garantiu que não tem falado com João Pereira. Mas a transição está já em marcha e até foi curioso Rúben Amorim ter discretamente chegado à sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo com João Pereira a caminhar atrás…
O ainda treinador da equipa B — joga esta sexta-feira com o Covilhã às 17 horas, para a Liga 3 — está de facto já a trabalhar na transição. Sabe que tem o apoio dos jogadores da equipa A e pode até receber mais algum elemento para a estrutura — recorde-se que o antigo central Neto, que terminou ligação ao Sporting no final da última época já foi apontado.
Enquanto não sai, Amorim, já vai elogiando Pereira: «O João Pereira está claramente preparado para outros voos. Foi jogador de grandes clubes, tem muita maturidade e personalidade.»