Deniz Gul no treino do FC Porto
Deniz Gul no treino. Foto: FC Porto

Onze provável do FC Porto com ausências de peso

NACIONAL26.01.202508:00

Castigos de Nico González, Eustáquio e Samu abrem a porta a mudanças no onze frente ao Santa Clara. Gonçalo Borges à espreita da titularidade após duas boas exibições. Último jogo com dois centrais...

A tarefa de José Tavares na escolha do último onze inicial enquanto treinador interino do FC Porto não está nada facilitada. Os dragões querem dar por encerrado o ciclo de quatro derrotas consecutivas frente ao já não tão surpreendente Santa Clara, hoje, a partir das 18h00, no Estádio do Dragão, mas os castigos e as lesões não estão a ajudar.

Nico González e Samu foram expulsos no último duelo na Liga, em Barcelos, e Stephen Eustáquio viu o quinto cartão amarelo na prova, pelo que este trio de habituais titulares estará hoje ausente, a cumprir castigo. No meio- campo, Alan Varela irá agora repetir a titularidade, entretanto reconquistada frente ao Olympiakos, na Liga Europa. Por perto deverá ter Vasco Sousa, o jovem de 21 anos que até começou a época como aposta de Vítor Bruno, mas foi perdendo fulgor na equipa. André Franco poderia ser outra opção, mas ontem não treinou e fez apenas tratamento a uma mialgia de esforço na coxa esquerda, pelo que ficará de fora. Rodrigo Mora foi aposta na quinta-feira e não é de prever que o deixe de ser agora para o técnico interino, jogando à frente dos dois médios.

Já no ataque, abre-se a porta a Deniz Gul, o reforço de verão que, depois de recuperar de lesão, tem vindo a acumular alguns minutos nas últimas partidas, com algumas notas de destaque, e que tem agora a oportunidade de se estrear nos titulares. Por perto terá Galeno e talvez seja também esta a oportunidade de ter Gonçalo Borges, após duas boas exibições como suplente utilizado, frente a Gil Vicente e Olympiakos (foi eleito por A BOLA a figura dos azuis e brancos nestes dois jogos). Pepê, titular na derrota na Uefa Europa League enquanto é alvo de um processo disciplinar pelas críticas ao anterior treinador, Vítor Bruno, feitas no instagram, não se destacou particularmente nos 59 minutos que esteve em campo.

A baliza será entregue como habitualmente a Diogo Costa, as laterais serão preenchidas novamente por João Mário e Francisco Moura, mesmo que Martim Fernandes esteja entre os convocados (ontem fez ainda tratamento à lesão e Iván Marcano e Grujic são os outros nomes que constam do boletim clínico). No centro da defesa, Nehuén Pérez e Tiago Djaló foram os escolhidos por José Tavares com o Olympiakos e podem agora repetir a dose, naquele que, ao que tudo indica, será o último jogo com apenas dois centrais. É que Martín Anselmi é de ideias fixas e defende com uma linha de três...