Onana decide jogar a CAN e cria um problema ao Man. United
Onana já fez 14 jogos pelo Man. United esta época (IMAGO)
Foto: IMAGO

Onana decide jogar a CAN e cria um problema ao Man. United

INTERNACIONAL01.11.202313:03

O guarda-redes vai jogar pelos Camarões na Taça das Nações Africanas de futebol, que se realiza entre janeiro e fevereiro de 2024

O guarda-redes André Onana, que o Manchester United comprou ao Inter no último verão, por 50 milhões de euros, decidiu representar a seleção dos Camarões na próxima edição da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN) e, por consequência, vai falhar vários jogos dos red devils. A informação foi avançada pelo jornal britânico i, que citou uma fonte próxima do jogador.

Onana, que recentemente ficou no 23º lugar na classificação da Bola de Ouro, tem sido o titular indiscutível na baliza do Man. United, tendo já realizado 14 jogos, nos quais sofreu 24 golos e manteve a sua baliza inviolável em 4 encontros. 

O camaronês já se havia retirado da seleção durante o Mundial-2022, após alegados desentendimentos com o selecionador Rigobert Song e com o presidente da federação, Samuel Eto'o.

O certo é que o jogador, 35 vezes internacional, só fez um jogo no Mundial (derrota com a Suíça por 1-0), e depois não esteve presente no plantel nos dois jogos seguintes. Só voltou a jogar pela seleção em setembro deste ano frente ao Burundi (vitória por 3-0), num jogo de qualificação para a CAN, e num amigável contra o Senegal (derrota por 1-0). 

Caso os Camarões cheguem à final do CAN, Onana poderia falhar quatro jogos da Premier League, dois da Taça de Inglaterra e um da Taça da Liga Inglesa (dependendo da progressão do Man. United nestas duas últimas provas). 

O habitual guarda-redes suplente do camaronês em Manchester tem sido o internacional turco Altay Bayindir, contratado no último verão ao Fenerbahçe por 5 milhões de euros, e que ainda não jogou pelo clube esta época. Nas últimas semanas também têm surgido notícias de que David de Gea, que está livre desde que terminou a ligação ao Manchester United, pode estar de volta a Old Trafford.

O CAN decorrerá na Costa do Marfim entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024. Estava previsto que a competição se realizasse no verão deste ano, mas foi adiada devido ao risco de inundações naquele país (que acabaram por ocorrer). 

Os Camarões estão inseridos no Grupo C, que também é formado por Senegal (campeão em título), Guiné-Conacri e Gâmbia.