Médio sul-africano chega por empréstimo do Tondela, onde trabalhou com Tozé Marreco. Gilistas ficam com uma opção de compra no final da época
Agora é oficial: Yaya Sithole é reforço do Gil Vicente, confirmando a notícia de A BOLA do passado sábado. O médio sul-africano, que ainda pertence aos quadros do Tondela, assina por empréstimo de uma temporada, ficando o emblema de Barcelos com uma opção de compra no final da época. Os valores do negócio não foram revelados.
Médio sul-africano, que representava o Tondela na época passada, agrada bastante a Tozé Marreco, técnico que o orientou nos beirões; oficialização do negócio deverá acontecer nos próximos dias; reforço importante para o miolo da formação gilista
Aos 25 anos, o centro-campista, internacional pela África do Sul em 18 ocasiões, vai ter a segunda experiência no principal escalão do futebol português, depois de ter representado a B SAD na Liga entre 2019 e 2022.
«O médio, de 25 anos, é natural de Durban, na África do Sul, e antes de chegar a Portugal cumpriu a formação no KZN Academy. Em 2017/2018 integrou a equipa de sub19 do Sporting CP e no ano seguinte teve uma curta passagem pelo Vitória FC, tendo, na mesma época, seguido para os sub23 da B SAD, onde permaneceu até 2022/2023, chegando à equipa principal e feito a sua estreia em jogos da Liga. Na última temporada atuou pelo CD Tondela, onde foi orientado por Tozé Marreco, treinador que reencontra agora no Gil Vicente», recordam os galos, no anúncio oficial.
«Sinto uma enorme satisfação por ter a oportunidade de voltar a jogar na Liga, que é o patamar mais alto do futebol português e um campeonato bastante competitivo. Realmente era aqui que queria jogar e vou trabalhar muito para ajudar o clube a ganhar», sublinhou o jogador, aos canais oficiais do clube.
Trata-se de mais um reforço importante para o miolo do conjunto orientado poe Tozé Marreco, que já deu início ao estágio em Arcos de Valdevez.
Galos vão realizar três jogos de preparação ao longo da semana. Tozé Marreco chama 25 jogadores
No defeso de verão, recorde-se, já tinha sido oficializada a continuidade de Mory Gbane em Barcelos, que vai lutar com o sul-africano pela vaga de médio-defensivo no onze gilista.
Médio costa-marfinense estava em Barcelos emprestado pelos russos do Khimki
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado