OFICIAL: Tiago Pinto é o novo presidente de operações de futebol do Bournemouth
Tiago Pinto chegou à Roma em 2020 (IMAGO)

OFICIAL: Tiago Pinto é o novo presidente de operações de futebol do Bournemouth

INTERNACIONAL24.05.202411:00

Dirigente português trabalhará também com Lorient, Hibernian e Auckland, do mesmo grupo

Tiago Pinto foi confirmado esta sexta-feira como novo presidente de operações de futebol do Bournemouth, da Premier League.

O português assume funções na próxima semana, a trabalhar diretamente com o CEO, Neill Blake, e com o diretor técnico, Simon Francis.

«Estamos entusiasmados por juntar o Tiago ao clube. O Neill e o Simon fizeram alguns negócios com ele, nas últimas épocas, e ficaram sempre muito impressionados. O Tiago tem muita experiência em clubes de topo, na sua curta carreira. Contratar alguém com esse currículo reforça a ambição que tem guiado o sucesso na Premier League e no projeto que engloba vários clubes», refere Bill Foley, presidente do clube inglês.

O Bournemouth destaca os anos de trabalho de Tiago Pinto no Benfica, entre 2017 e 2020, com a conquista de um título português, e desde então na Roma, com uma conquista da liga Conferência e uma presença na final da Liga Europa.

«Estou muito feliz por juntar-me ao Bournemouth neste período entusiasmante para o clube. Gostaria de expressar a minha gratidão ao Bill, Neill e ao Simon. A visão que me apresentaram é algo que mal posso esperar por integrar. Estou ansioso por trabalhar no próximo verão a preparar a nova temporada», disse o dirigente português, de 39 anos.

Funções não estão limitadas a Inglaterra

Tiago Pinto terá funções idênticas às de um diretor desportivo, no Bournemouth, clube que terminou a Liga inglesa na 12.ª posição. Mas a designação do cargo, presidente das operações de futebol, remete para as responsabilidades que o português terá nos outros clubes do grupo Black Night Sports, que é também dono do Lorient (França), Hibernian (Escócia) e Auckland (Nova Zelândia).

Tiago Pinto assinou um contrato válido por três épocas. Será o primeiro dirigente português na Premier League.