OFICIAL: Sporting vende Mateus Fernandes ao Southampton
Negócio pelo jovem médio, de 20 anos, pode chegar aos 20 milhões de euros, ficando o emblema leonino ainda com direito a 10 por cento de uma futura venda
Sporting e Southampton já oficializaram a transferência de Mateus Fernandes para o emblema inglês.
A transferência foi fechada por 15 milhões de euros, mais cinco milhões indexados a bónus, com o emblema português a salvaguardar ainda a o direito a 10 por cento da mais-valia de uma futura venda do médio de 20 anos. De acordo com o comunicado enviado pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD liderada por Frederico Varandas vai assumir os encargos com o mecanismo de solidariedade, e também com os serviços de intermediação, que correspondem a 10 por cento do valor da transferência.
«Estou muito feliz por estar aqui. É um sonho realizado mudar-me para Inglaterra e jogar na Premier League. É a melhor liga do mundo, na minha opinião. Tem os melhores treinadores, os melhores jogadores, as melhores equipas. É bom para mim, para o meu crescimento, e estou feliz», diz o médio, em declarações reproduzidas pelos Saints.
«Sei algumas coisas sobre o Southampton. Sei tudo sobre a cidade. Sei que o José Fonte jogou aqui, o Cédric também, e quero falar com eles. Conversei com o treinador e gostei muito - a sua energia, o sentimento, é muito bom. Quero ajudar a equipa, mas sou novo em Inglaterra, por isso também preciso de ajuda», acrescentou Mateus.
Russell Martin, treinador do Southampton, revelou que Mateus «já era seguido pelo clube há algum tempo». «Estamos muito entusiasmados. Ele traz grande energia, segura bem a bola e está sempre à procura de fazer avançar a equipa através do passe. É jovem, cheio de entusiasmo para representar o Southampton. Com a capacidade que ele tem, para avançar a partir do meio-campo, pensamos que tem características que nos podem ajudar verdadeiramente. Não apenas no futuro, dada a sua idade, mas já, aqui e agora, na Premier League», acrescentou.
Recrutado ao Olhanense em 2016, Mateus Fernandes esteve, assim, oito anos ligado ao Sporting. Fez 10 jogos pela equipa principal dos leões, nos quais conseguiu um golo e uma assistência. Na época passada esteve cedido ao Estoril, onde conquistou protagonismo, e acabou por ser reintegrado no plantel sportinguista, mas a proposta do Southampton convenceu os responsáveis leoninos a libertar o jovem médio.