Oficial: Ricardo Carvalho adjunto de Roberto Martínez - toda a equipa técnica

Seleção Oficial: Ricardo Carvalho adjunto de Roberto Martínez - toda a equipa técnica

NACIONAL13.03.202319:34

O ex-jogador Ricardo Carvalho, 44 anos, é o novo adjunto de Roberto Martínez na Seleção Nacional.

Ricardo Carvalho foi campeão da Europa por Portugal em 2016. Estreou-se na Seleção Nacional, pela mão de Luiz Felipe Scolari, a 11 de outubro de 2003, finalizando a sua carreira internacional com 89 jogos e 5 golos nos AA de Portugal. O seu último jogo de quinas ao peito foi a 22 de junho de 2016, no Hungria-Portugal (3-3), terceiro jogo do Grupo F do Europeu de França.

No início de 2011/2012 protagonizou episódio polémico, antes de um jogo com o Chipre, abandonando o estágio da Seleção Nacional, num protesto contra o facto de Paulo Bento, então selecionador nacional, não o ter colocado a titular num treino antes da partida para Nicósia, «por iniciativa própria e sem comunicar essa ausência à Direção da Federação Portuguesa de Futebol ou ao selecionador nacional», como divulgou, então, a FPF. Este episódio, porém, acabou por não ter peso no momento da escolha dos responsáveis federativos, até porque Ricardo Carvalho voltou à Seleção em outubro de 2014, com Fernando Santos.

Após ter terminado a carreira nos chineses do Shanghai SIPG em 2017, o antigo defesa falou sobre o assunto, considerando ter sido apenas algo entre ele e Paulo Bento e assumindo que se precipitara na extemporânea saída do estágio em Óbidos.

O ex-jogador de FC Porto, Chelsea, Real Madrid e Mónaco foi adjunto de André Villas Boas no Marselha em 2019/2020 e 2020/2021.

Recorde-se que o antigo guarda-redes Ricardo também integra o ‘staff’ do novo selecionador, mas como treinador de guarda-redes.

Eis a equipa técnica completa, publicada pela Federação Portuguesa de Futebol no site oficial:

- Ricardo Carvalho, 44 anos, antigo internacional português, campeão europeu em 2016, foi adjunto de André Villas-Boas no Olympique de Marselha. Será também treinador-adjunto na Seleção Nacional.

- Jesus Seba, 48 anos, jogador espanhol que passou pelo futebol nacional (Chaves e Belenenses), acompanhou Roberto Martínez nas equipas técnicas de Wigan, Everton e seleção da Bélgica. Vai liderar o departamento de observação.

- Richard Evans, 54 anos, licenciado em ciências do desporto e fisioterapia, teve funções de chefia nestas áreas no Swansea e Wigan até liderar o departamento de performance do Everton. O galês fez parte do staff de Martínez na Bélgica.  Volta agora a ser adjunto do novo selecionador nacional e lidera a área de ‘performance’ da Seleção.

- Anthony Barry, 36 anos, é inglês e técnico adjunto no Chelsea, acumulando idênticas funções nas seleções da República da Irlanda e depois na Bélgica, onde já trabalhou com Martínez. Terá estatuto semelhante na Seleção portuguesa.

- Ricardo Pereira, 47 anos, antigo guarda-redes internacional português, teve grande destaque no Euro 2004 e no Mundial 2006. Já se encontra na FPF como treinador nacional na formação. Vai assumir as funções de treinador de guarda-redes. 

- Iñaki Bergara, 61 anos, produto da cantera do At. Bilbau, defendeu as balizas dos principais clubes bascos nos anos 60 e 70. Acompanha Martínez desde a sua passagem pelo Swansea, tendo consecutivamente trabalhado no Wigan, Everton, Bélgica e agora Portugal no treino específico de guarda-redes.

- Bruno Pereira, 44 anos, coordenador do departamento de observação, análise e scouting da FPF, trabalha na Seleção Nacional A desde agosto de 2009. Agora com Martínez, exerce funções no departamento de análise e inovação.

- Stijn Campo, 31 anos, belga, licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto, esteve como vídeo analista no Leuven e, durante quatro anos, na Federação belga, onde trabalhou com Martínez. Na FPF passa a integrar o departamento de análise e inovação.