Oficial: Académica garante António Filipe e António Montez
Experiente guarda-redes chega a Coimbra proveniente do Estrela da Amadora, tal como A BOLA antecipara; jovem médio-defensivo representava o Vitória de Setúbal; lista de reforços, já contemplava os nomes de Elvis Mendes, lateral-esquerdo, e de Afonso Simão, defesa-central, ambos ex-Oliveira do Hospital
De uma assentada, a Académica apresentou dois novos reforços: António Filipe e António Montez.
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado
No caso de António Filipe, trata-se da confirmação de uma notícia avançada em primeira mão por A BOLA na passada quinta-feira. O experiente guarda-redes, de 39 anos, deixa o Estrela da Amadora e passa a ser um nome de peso na versão 2024/2025 da Briosa.
Formado no Gondomar, clube ao serviço do qual jogou também as primeiras temporadas já enquanto sénior, António Filipe esteve, depois, várias épocas no mais alto patamar do futebol nacional, tendo representado clubes como Paços de Ferreira, Chaves, Estoril, Nacional e Estrela da Amadora. Do seu currículo consta ainda uma passagem pelo estrangeiro, nomeadamente pela Arábia Saudita, onde vestiu a camisola do Al-Jabalain (2019/2020). O futuro passa, então, por Coimbra, com o guarda-redes a prometer segurança para a baliza da equipa estudantil.
Já de Setúbal chega António Montez. O jovem médio-defensivo - que, fruto da sua elevada estatura (1,94 metros), também pode atuar como defesa-central -, de apenas 22 anos, terminou a sua formação no B SAD, emblema que ainda envergou no percurso sénior, sendo que na temporada passada esteve ao serviço do Vitória de Setúbal, no Campeonato de Portugal. António Montez foi um dos destaques dos sadinos em 2023/2024, contabilizando 36 jogos e dois golos. Dá agora o salto para a Liga 3, tendo como destino a Académica.
António Filipe e António Montez são o terceiro e quarto reforços já garantidos pela Académica para a temporada que agora se inicia. Antes desta dupla, a Briosa já tinha assegurado os serviços de Elvis Mendes, lateral-esquerdo, de 27 anos, e de Afonso Simão, defesa-central, de 23 anos.
Elvis Mendes (16 jogos, um golo e duas assistências) e Afonso Simão (27 jogos, um golo e duas assistências) representaram, na última época, o Oliveira do Hospital, clube que também milita na Liga 3 e que foi treinado por Pedro Machado. Desta forma, ambos voltam a trabalhar com o técnico, desta feita em Coimbra.
No que concerne às renovações, a Académica também já garantiu as permanências de dois médios: Vasco Gomes e Obiora. O português, de 23 anos, vai para a quinta temporada de losango ao peito, pelo que passará a ser o jogador com mais anos de casa. Já o nigeriano, de 32 anos, chegou o ano passado a Coimbra e, como tal, parte para a segunda época ao serviço dos capas negras.