«Obrigado e até já»: terás sempre o teu lugar à espera, Coates
Sporting-Athletic: Coates (Foto: António Cotrim)

«Obrigado e até já»: terás sempre o teu lugar à espera, Coates

NACIONAL27.07.202422:09

Defesa-central despediu-se do clube após nove épocas de leão ao peito

No dia em que Alvalade recebeu de braços abertos o plantel que vai atacar os objetivos para 2024/2025, os adeptos leoninos levantaram-se para aplaudir Sebastián Coates uma última vez enquanto jogador do clube – e não o fizeram de ânimo leve, com o momento a revelar-se de grande emoção nas bancadas, que cantaram o nome do capitão durante largos minutos.

O defesa uruguaio chegou a Alvalade em 2016, vindo do Sunderland, e sai de Lisboa nove anos depois como um dos mais acarinhados capitães pela massa associativa verde e branca. Foi com a braçadeira no seu braço que o Sporting se voltou a sagrar campeão nacional, 19 anos depois de o ter feito com Laszlo Boloni ao comando da equipa; e foi com ele na liderança que a turma de Rúben Amorim repetiu o feito, na época passada.

Antes de discursar, passou o testemunho a Hjulmand. Caberá agora ao nórdico carregar a herança pesada que o central lhe deixa, um legado de conquistas e de sacrifícios, sempre em prol do leão. «Quando cheguei, o meu sonho era ser campeão pelo clube. Hoje, estou tranquilo, consegui ser campeão por este clube», começou por dizer o melhor jogador da época 2020/2021, dirigindo-se aos adeptos antes do encontro contra o Athletic Bilbao começar.

Mas conseguiste mais do que isso, caro Sebastián. Conseguiste o respeito, a admiração e um lugar eterno no coração de quem se deslocou, semana sim semana não, nos momentos bons e nos menos bons, para ver o leão sair da toca onde por tanto tempo permaneceu.

O capitão tentava continuar o seu discurso no relvado, sob constantes aplausos e cânticos com o seu nome. «Quero agradecer ao presidente, ao Hugo [Viana] e a todo o staff, ao mister… para mim foi um privilégio e um prazer trabalhar com vocês, aprendi muito, desfrutei, fui feliz. Quero ainda agradecer aos meus companheiros, estive muito tempo com eles…», declarou, talvez sem se aperceber que o privilégio foi também de quem o seguiu até à conquista do troféu mais desejado pelos adeptos leoninos.

Bancadas de Alvalade agradecem a Coates. Foto: Sporting CP

Coates segue agora para o Nacional, no Uruguai, por motivos pessoais, mas não o faz sem deixar juras de amor aos fãs e uma promessa. «Agradecer a todos vocês, desde que cá cheguei sempre tive o vosso apoio e carinho. Foi inacreditável estar neste estádio, com este ambiente. Portanto, obrigado e até já… [aplausos]. Vou voltar, como mais um de vocês, e viva o Sporting!», finalizou. E o Sporting terá sempre um lugar à mesa para ti, craque.