Obrigação de ganhar
Gyokeres marcou o golo do Sporting. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O MISTER DE A BOLA Obrigação de ganhar

NACIONAL23.02.202417:00

O Young Boys poderia ter saído de Alvalade goleado se o Sporting tivesse fome de golo e de ganhar o jogo

Jogo quanto baste

Depois do jogo na Suíça em que ganhou 3-1, o Sporting tinha praticamente a eliminatória ganha. Era preciso confirmar isso em Alvalade e Rúben Amorim decidiu mudar cinco jogadores, normalmente titulares. Catamo, Coates, Nuno Santos, Morita e Pote não jogaram, o que fez com que o treinador pudesse gerir o jogo de forma a que o Sporting também não fosse surpreendido e pudesse ganhar o jogo, mas isso não aconteceu. Infelizmente, o Sporting falhou muitas oportunidades e golos 'cantados' que não entraram. Falhou, inclusivamente, uma grande penalidade pelo Gyokeres.

O empate não foi um grande resultado, mas deu para passar a eliminatória. Sinceramente, o Sporting tinha a obrigação de ganhar este jogo, porque é muito superior a este Young Boys, que demonstrou que era uma equipa muito acessível. Era importante por causa do ranking também... Foi um jogo quanto baste, mas os leões acabaram por não ganhar, e essa foi realmente a parte mais negativa.

Desperdício de golos

Um jogo de pouca intensidade e em que o Sporting controlou praticamente todas as operações... foi criando algumas oportunidades que não conseguiu concretizar, e depois... quando se falham muitos golos, depois há um ou outro lance em que o adversário pode marcar, como aconteceu no penálti assinalado pela mão de Edwards. O Young Boys acabou por empatar e sai de Lisboa com empate, enquanto o Sporting sai com a eliminatória para os oitavos de final. Os leões não passam brilhantemente, mas com toda a justiça. 

Pede-se mais apoio dos sportinguistas

Dizer também que depois, ao longo do jogo, Rúben Amorim foi gerindo as peças para pensar também no jogo do campeonato, e tudo se foi desenrolando numa atmosfera que merecia ter muito mais público. A assistência não chegou a 30 mil pessoas... Acho que esta equipa merece o apoio dos sportinguistas, porque sinceramente, em Alvalade, o Sporting tem que ter pelo menos 30 e tal mil pessoas, quase 40 mil, porque esta equipa já demonstrou que tem muita qualidade, tem ganhos jogos com muita consistência e com muita frequência também. Enfim, um Sporting que respira saúde, um Sporting que está bem, mas não é só nos jogos grandes ou naqueles jogos que estão mais apertados que os adeptos devem estar...

O que fica

O Sporting tem boas hipóteses de poder continuar nesta prova, continua em grande também no campeonato, na Taça de Portugal... mas ontem não pode baixar tanto o ritmo de jogo como baixou. Deixou na segunda parte que o Young Boys se aproximasse mais vezes da baliza. O Young Boys poderia ter saído de alvalade goleado se o Sporting tivesse fome de golo e de ganhar o jogo.

Fica a passagem à fase seguinte, mas fica também aquela pontinha de frustração de não ter ganho o jogo, porque também era importante para o Sporting ganhar e também para o ranking que pode ser importante no futuro.